Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7267

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Inês da Costa Branquinho
Orientador ROSIANE MARIA LIMA GONCALVES
Título Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior: a utilização do SISU na UFV-CRP
Resumo No decorrer dos últimos anos foi notória a mudança na conjuntura educacional do Brasil através da reestruturação e expansão do ensino superior. Algumas políticas implantadas visando a melhoria nesse âmbito foram o Fies, o ProUni, o Reuni e o Pnaes. Um outro exemplo dessa mudança foi a implantação do SISU como forma de ingresso dos alunos em uma Universidade. A adoção desse último programa se fundamenta na facilidade de realizar a prova e participar do processo seletivo, tanto territorialmente como financeiramente, tendo em vista que o candidato não precisa se deslocar para realizar a prova nem incorrer a custos de inscrição. Adotado de maneira parcial pela Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba em 2010, o SISU se tornou a principal forma de ingresso a partir do ano de 2012. Visando conhecer os efeitos provocados pela mudança no processo seletivo na UFV-CRP, o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil e o desempenho dos alunos que ingressaram pelos dois diferentes sistemas. Foi utilizada a estatística descritiva para analisar os dados de todos os estudantes da UFV – CRP no período de 2007 a 2015. Como resultado foi encontrado que a faixa etária que abrange a maioria dos alunos é de 20 a 24 anos. Com relação à dimensão territorial dos estudantes foi possível observar que, mesmo com pequena expressividade, a partir de 2010, com a utilização do SISU, mais alunos de outros estados ingressaram na UFV-CRP. Esse aumento no número de estudantes pode também ter sido afetado pela abertura de mais três cursos no Campus. O percentual de abandono nos anos analisados foi expressivo em ambas as modalidades de entrada – SISU e Vestibular. O rendimento acadêmico dos alunos se mostrou inferior quando a modalidade de ingresso foi o SISU. O presente estudo também evidenciou que alguns cursos na UFV – CRP demandam atenção especial, pois seus índices de abandono, desligamento e rendimento acadêmico se mostraram discrepantes em relação aos índices dos demais cursos.
Palavras-chave políticas públicas, democratização, SISU
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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