Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7260

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pedro Henrique Alves Braga
Orientador REYNALDO FURTADO FARIA FILHO
Título Análise da conservação da estrada rural que liga Rio Paranaíba à comunidade de Pedreiras no município de Rio Paranaíba
Resumo Aproximadamente 90% das estradas brasileiras não são pavimentadas. Essas estradas tem grande importância no escoamento da produção primária, pois geralmente são trechos vicinais e de responsabilidade dos governos municipais. Observa-se que suas condições de conservação influenciam diretamente no preço e na qualidade do produto final, uma vez que se a estrada estiver em condições ruins será necessário uma maior quantidade de combustível e maior custo com a manutenção dos veículos. Além disso, a conservação das estradas pode aumentar o tempo de transporte fazendo com que os produtos perecíveis estraguem ou tenham sua validade reduzida devido ao excesso de vibrações. Assim, esse projeto busca avaliar as condições de rodagem da estrada rural que liga a comunidade de Pedreiros até a cidade de Rio Paranaíba e propor medidas para solucionar os problemas encontrados. Para isso, foi realizada uma pesquisa com as pessoas que residem próximas da estrada e também com o encarregado da área de infraestrutura na prefeitura a fim de coletar informações relacionadas aos principais problemas observados na via, ao grau de satisfação dos usuários, a influência das condições da estrada no desempenho escolar, entre outras. A partir dessas informações foram selecionados os locais com problemas recorrentes. Os locais selecionados foram georreferenciados, fotografados e analisados visualmente. O próximo passo será propor soluções para corrigir os problemas encontrados e apresentá-los à prefeitura. Inicialmente o trabalho terminaria no passo anterior, porém será aplicado um método de gerenciamento de estradas não pavimentadas desenvolvido pela U.S. Army Corps of Engineers e pelo American Public Works Association no ano de 1987. Esse método busca avaliar as condições de rolamento em uma escala de 0 a 100, para isso são avaliados separadamente sete parâmetros que são: seção transversal inadequada, drenagem lateral inadequada, corrugações, poeira, buracos, afundamento das trilhas de roda e perda de agregados. A partir desse método será possível estabelecer as condições da estrada como um todo e identificar os trechos com maiores problemas.
Palavras-chave Condições das estradas, estradas rurais, avaliação
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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