Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7252

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Larranna Silva Rodrigues
Orientador LEONARDO PINHEIRO DEBOCA
Outros membros PATRICIA ROSVADOSKI DA SILVA
Título As Propagandas Partidárias Brasileiras sob A ótica da Análise do Discurso
Resumo A Administração Pública se compreende a partir de um composto de estruturas do Estado que são ordenadas para a realização de serviços que vão em direção ao que a coletividade necessita. Essas estruturas são estabelecidas por agentes, serviços e órgãos públicos, os quais são responsáveis por gerir, com qualidade e eficiência, determinadas áreas da sociedade como saúde, educação, cultura, segurança, entre outros. A Propaganda Partidária Gratuita (PPG) e o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) foram se consolidando como meios fundamentais para expor, divulgar e promover para a sociedade os ideais políticos. Dessa forma, a política estava de “cara nova”, não mais restrita aos palanques, aos panfletos e à persuasão corpo a corpo. Com as novas estratégias, o público alcançado e a relação entre governantes e sociedade foram levados a outro patamar, de modo a simplificar o diálogo das partes. E devido a isso, as propagandas dos partidos podem ter sofrido algumas alterações e focos diferenciados. Nesse panorama, este estudo teve como pergunta: Como se manifestam as propagandas dos principais partidos políticos brasileiros quanto à coerência e à coesão dos discursos? É com o propósito de responder a essa pergunta que o uso de uma técnica de análise se faz interessante: a Análise do Discurso (AD). Nela procura-se entender o sentido da língua. A AD é a palavra em movimento, a prática da linguagem, a observação do homem falando. A AD tem ligação direta e indireta no processamento e na formulação do que os partidos e seus respectivos candidatos comunicam e apresentam à sociedade. A coerência partidária relaciona-se com a forma de lidar com aspectos programáticos e as ideologias dos legisladores. Coesão tem a ver com a unidade e a disciplina partidária, além do grau de homogeneidade nas votações dos legisladores. Analisou-se o discurso dos partidos por meio de suas diretrizes e ideologias apresentadas em seus estatutos e propagandas partidárias, e confrontou-se esses dados com a opinião do eleitorado do Distrito Federal, obtida pela aplicação de questionários e teste de evocação de palavras. Os partidos escolhidos para o estudo foram assim definidos a partir de um levantamento realizado com base no número de determinadas cadeiras ocupadas no Distrito Federal por cada partido e pela quantidade de filiados dos partidos registrados no Brasil. Destarte, os quatro partidos que se destacaram foram o Partido dos Trabalhadores – PT, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB e o Partido Progressista – PP.
Palavras-chave Administração Pública, Análise do Discurso, Propaganda Partidária
Forma de apresentação..... Oral
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