Resumo |
No contexto do ensino de línguas, muito se discute sobre as quatro habilidades (falar, ouvir, ler e escrever) e sobre novas metodologias, mas pouca atenção tem sido dada para a construção de conhecimento pelos aprendizes, os espaços de aprendizagem e os papéis de alunos e professores. Para esse estudo, analisei as narrativas feitas por mim, aluno mediador dos encontros do Tea Break – espaço de conversação em língua inglesa, da Universidade Federal de Viçosa no Campus Rio Paranaíba. O Tea Break trata-se de um projeto onde eu, aluno mediador das conversações preparava um tema, divulgava o mesmo através da página do Tea Break no facebook a princípio, depois passamos a também utilizar um grupo no //WhatsApp onde discutíamos vários assuntos relacionados ao conhecimento da língua Inglesa, para que alunos pudessem chegar na reunião tendo conhecimento necessário para manter uma conversa e de certa forma ao discutir sobre algum assunto dar a chance de todos falarem e aprenderem juntos compartilhando conhecimento. Meu objetivo era compreender um novo espaço de aprendizagem de inglês, diferente do espaço formal da sala de aula, um espaço onde não havia professor para ensinar e sim pessoas querendo aprender juntas e compartilhar conhecimento. A cada reunião que tínhamos, eu descrevia como, através de narrativas ou textos de campo (assim chamados pelos pesquisadores da área), havia sido o encontro, tentado ao máximo sempre abordar todos os detalhes, a fim de buscar entender como o Tea Break// estava contribuindo para a aprendizagem de todos os participantes, inclusive para a minha própria aprendizagem. A base teórica utilizada para essa pesquisa foi: (i) A pesquisa narrativa conforme Clandinin e Connelly (1995, 2000, 2011), que tem como base as teorias sobre experiência, continuidade e interação de Dewey (1938), o conceito de currículo como um curso de vida (CONNELLY, CLANDININ, 1988), a concepção de que os professores são produtores de currículo. Para planejar os encontros, a base foi o pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006). Para melhor entendimento do trabalho, visto que se trata de uma pesquisa qualitativa algumas narrativas (textos de campo) serão apresentadas. |