Resumo |
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é caracterizado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais. O SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira, em 1988, e regulamentado pelas Leis Orgânicas da Saúde (nº 8.080/90 e 8.142/90). Atualmente, é um sistema que realiza procedimentos de saúde preventivos e especializados, desde o nível da atenção básica até os níveis de alta complexidade, garantindo acesso universal e integral à população brasileira. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos professores da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) sobre o conceito e princípios do SUS. Metodologia: Este trabalho foi realizado como atividade avaliativa da disciplina “Políticas Públicas de Saúde”, em novembro de 2015. Trata-se de um estudo de intervenção, com abordagem qualitativa, descritiva e analítica. As alunas visitaram os gabinetes dos professores da UFV-CRP, com exceção dos vinculados ao curso de Nutrição, e os convidaram para responderem a uma entrevista sobre o SUS, que foi gravada, mediante autorização do participante, para posterior análise. Como propostas de intervenção foram apresentadas as respostas corretas das perguntas aos participantes no final da entrevista e também foi realizado um evento denominado “Intervalo com o SUS, brownies e café”, cujo convite foi enviado via e-mail para todos os professores da UFV-CRP. Resultados: Foram entrevistados 8 professores, dos quais 62,5% eram do sexo feminino e possuíam formação em Psicologia, Biologia, Sociologia, Ciências Contábeis, Administração e Arquitetura. Todos os participantes souberam conceituar o SUS e tinham consciência de que a saúde é um direito de toda população brasileira. Quando questionados sobre a utilização do SUS, 62,5% afirmaram não utilizar o sistema porque possuíam plano de saúde e 37,5% disseram que usavam em poucas situações, como para atendimentos de emergência e vacinas. Em relação ao controle social, apesar de 75% dos participantes já terem ouvido falar de Conselhos de Saúde, apenas 25% afirmaram compreender o seu significado, porém, ninguém soube explicar onde e como funcionava. A apresentação das respostas corretas ao final da entrevista causou grande surpresa aos participantes devido à tamanha amplitude de ações e serviços oferecidos pelo SUS, assim como pelo fato de todos utilizarem o sistema, mesmo sem terem consciência disso. O “Intervalo com o SUS, brownies e café” teve duração de 20 minutos e contou com 9 participantes. Conclusão: De forma geral, os professores entrevistados souberam conceituar o SUS, mas apresentaram conhecimento insuficiente sobre o funcionamento do sistema. E, embora o trabalho tenha tido uma pequena adesão dos professores, foi uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas, debater os avanços e desafios relacionados ao funcionamento do sistema e aprimorar os conhecimentos dos professores e das alunas. |