Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7235

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Even Jheice Calixto Oliveira
Orientador KARINE DE OLIVEIRA GOMES
Outros membros Caline Pereira Cardoso, Gessika Dutra de Andrade Reis, Raissa Linares de Melo Rocha
Título Percepção de professores universitários sobre o conceito e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
Resumo Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é caracterizado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais. O SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira, em 1988, e regulamentado pelas Leis Orgânicas da Saúde (nº 8.080/90 e 8.142/90). Atualmente, é um sistema que realiza procedimentos de saúde preventivos e especializados, desde o nível da atenção básica até os níveis de alta complexidade, garantindo acesso universal e integral à população brasileira. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos professores da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) sobre o conceito e princípios do SUS. Metodologia: Este trabalho foi realizado como atividade avaliativa da disciplina “Políticas Públicas de Saúde”, em novembro de 2015. Trata-se de um estudo de intervenção, com abordagem qualitativa, descritiva e analítica. As alunas visitaram os gabinetes dos professores da UFV-CRP, com exceção dos vinculados ao curso de Nutrição, e os convidaram para responderem a uma entrevista sobre o SUS, que foi gravada, mediante autorização do participante, para posterior análise. Como propostas de intervenção foram apresentadas as respostas corretas das perguntas aos participantes no final da entrevista e também foi realizado um evento denominado “Intervalo com o SUS, brownies e café”, cujo convite foi enviado via e-mail para todos os professores da UFV-CRP. Resultados: Foram entrevistados 8 professores, dos quais 62,5% eram do sexo feminino e possuíam formação em Psicologia, Biologia, Sociologia, Ciências Contábeis, Administração e Arquitetura. Todos os participantes souberam conceituar o SUS e tinham consciência de que a saúde é um direito de toda população brasileira. Quando questionados sobre a utilização do SUS, 62,5% afirmaram não utilizar o sistema porque possuíam plano de saúde e 37,5% disseram que usavam em poucas situações, como para atendimentos de emergência e vacinas. Em relação ao controle social, apesar de 75% dos participantes já terem ouvido falar de Conselhos de Saúde, apenas 25% afirmaram compreender o seu significado, porém, ninguém soube explicar onde e como funcionava. A apresentação das respostas corretas ao final da entrevista causou grande surpresa aos participantes devido à tamanha amplitude de ações e serviços oferecidos pelo SUS, assim como pelo fato de todos utilizarem o sistema, mesmo sem terem consciência disso. O “Intervalo com o SUS, brownies e café” teve duração de 20 minutos e contou com 9 participantes. Conclusão: De forma geral, os professores entrevistados souberam conceituar o SUS, mas apresentaram conhecimento insuficiente sobre o funcionamento do sistema. E, embora o trabalho tenha tido uma pequena adesão dos professores, foi uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas, debater os avanços e desafios relacionados ao funcionamento do sistema e aprimorar os conhecimentos dos professores e das alunas.
Palavras-chave SUS, Sistema Único de Saúde, Professores Universitários
Forma de apresentação..... Oral
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