Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7231

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Kély Camargos da Rocha
Orientador MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Isa Mara Rocha Araújo
Título Utilização do lúdico no ensino de bioquímica
Resumo O estudo da Bioquímica é fundamental para os cursos da área da saúde. Contudo, é considerado complexo e de difícil compreensão pela maioria dos alunos. Uma alternativa para aumentar a afinidade pelo assunto e a sua compreensão é a utilização de métodos lúdicos, pois uma didática mais elaborada eleva o grau de interesse pelas aulas. A disciplina de Bioquímica da Nutrição (NUR200) do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, oferecida no primeiro semestre do ano de 2016, utilizou um conjunto de atividades criativas com a finalidade de aumentar o conhecimento do conteúdo teórico. Durante a realização das aulas teóricas utilizou-se de vídeos ilustrativos disponíveis no YouTube; de músicas e atividades práticas (usando alimentos como balas e doces), que demonstravam as rotas metabólicas. No início da aula eram passadas as palavras-chave sobre o assunto, e ao seu final os alunos deveriam explicar oralmente os termos. Foram realizadas duas apresentações teatrais no gramado do Pavilhão de Aulas do Campus, que abordaram sobre as principais rotas metabólicas estudadas. A turma foi dividida em grupos, sendo estipulado um tempo de 10 minutos para que cada equipe pudesse apresentar seu tema utilizando da música, dança, dramatização ou de paródias. No término das apresentações, os estudantes tiravam suas dúvidas respondendo as questões, propostas pela docente, referentes ao que foi apresentado. A professora se caracterizava de diferentes personagens (Hemartha, Lipomartha e Marthureia) utilizando trajes coloridos, perucas e outros acessórios para representar o conteúdo referente às aulas. Foi observado que os alunos tiveram uma grande interação com os colegas e com os assuntos trabalhados, ocasionando um melhor aproveitamento do conteúdo teórico, visto que no final do semestre apenas 1 (4,35%) discente foi reprovado dentre os 23 matriculados. Os métodos de ensino geralmente seguem um padrão básico entre o quadro e as aulas expositivas, causando a dispersão dos alunos por serem menos atrativos. Portanto, a abordagem de forma lúdica instigou um maior interesse pelo assunto apresentado em sala de aula, tornando possível a compreensão da Bioquímica de forma mais simples e direta.
Palavras-chave aprendizagem, meios didáticos, universitários
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.