Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7227

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Fernanda Rocha Braes
Orientador NILVA RODRIGUES RIBEIRO
Título O Jogo Matemático como Recurso para a Construção do Conhecimento
Resumo Os jogos lúdicos tem se mostrado ótimas ferramentas de ensino e aprendizagem, de tal forma, que essa nova metodologia de ensino tem sido bastante empregada em escolas de nível fundamental e médio. Visto sua grande eficiência, o principal objetivo desse trabalho é difundir a ideia de como os jogos podem ajudar os professores no âmbito da sala de aula, despertando maior interesse dos alunos, além de melhorar o rendimento desses nas disciplinas, principalmente na matemática, pois essa é uma das que geralmente os alunos encontram maior dificuldade no aprendizado. Neste trabalho, são apresentadas as vantagens do uso dos jogos no ensino da matemática, vista sua importância na aprendizagem, sendo essas demonstradas aos calouros dos cursos de Engenharia Civil e Química, da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba, através de palestras, desmistificando a dificuldade encontrada nas disciplinas de cálculos e demonstrando a eles o quanto esses novos métodos de ensino podem sanar problemas, como a falta de interesse, por exemplo. Foi confeccionada a cartilha “Ensine matemática de forma divertida”, na qual são apresentados vários jogos que podem ser utilizados para ensinar conteúdos matemáticos, para serem usados como referência inicial para professores; e essa será entregue nas escolas de nível básico, fundamental e médio de Rio Paranaíba. A organização e realização de um campeonato de jogos lúdicos foi o momento de desenvolvimento do projeto em que foi mais nítida a demonstração de interesse dos alunos por jogos; o que não seria diferente para alunos de ensinos básico, fundamental e médio. O campeonato foi intitulado “1º Campeonato de Jogos Lúdicos UFV-CRP” e contou com a participação de 23 pessoas, dentre elas, alunos, professores e servidores da UFV, competindo em três modalidades: xadrez, torre de Hanói e desafio matemático. Através da realização de todas essas atividades, foi possível analisar o que está descrito na literatura: que realmente matemática é a disciplina, na qual os alunos encontram maior dificuldade, que grande parte dos alunos opta por cursos sem ser da área de exatas, para que, de certa forma, não tenham contato direto com essa. Além disso, nas apresentações realizadas para os calouros, foi nítido o desinteresse demonstrando por aqueles que afirmaram não gostar de matemática e que possuíam maior dificuldade. Dessa forma, através das atividades desenvolvidas e análise dos resultados obtidos, foi possível concluir que a adoção de uma nova metodologia de ensino, sendo essa eficiente, como a utilização de jogos para ensinar conteúdos matemáticos, é uma ótima maneira de aumentar o interesse e desempenho desses alunos, fazendo com que esses deem a importância necessária para uma disciplina tão essencial, como a matemática.
Palavras-chave jogos lúdicos, matemática, ensino
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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