Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7224

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marcela Cortes de Lima Alves
Orientador LILLIAN DO NASCIMENTO GAMBI
Outros membros Gustavo Pereira Rosa
Título Diagnóstico da cultural organizacional de empresas de manufatura do Alto Paranaíba visando implementação de melhorias no ambiente fabril
Resumo Atualmente, devido à globalização, as empresas se vêm em um cenário cada vez mais competitivo. Sendo assim, a busca por melhorias no contexto organizacional é muito comum. No entanto, os métodos utilizados nem sempre trazem os resultados esperados, esse fator pode ser explicado pelas iniciativas de melhorias não estarem alinhadas com o contexto organizacional da empresa. Dessa maneira, é possível perceber a influência da cultura organizacional nos resultados advindos de métodos de melhorias no ambiente produtivo. Diante disso, é importante que a empresa tenha conhecimento da sua cultura, ou seja, que ela saiba das suas crenças, práticas, valores e princípios, para alinhá-la às ferramentas e técnicas que serão utilizadas em busca de melhorias. As grandes empresas costumam possuir considerável disponibilidade financeira e de recursos humanos com conhecimentos para aplicar métodos e estratégias de melhorias, alcançando, portanto, bons resultados (como redução do número de unidades defeituosas, de retrabalho, aumento da flexibilidade e segurança no ambiente de produção, além da satisfação e motivação dos funcionários). Entretanto, isso nem sempre ocorre em micro e pequenas empresas, as quais vão se tornando defasadas em relação às melhorias organizacionais. Considerando a importância que as micro e pequenas empresas apresentam para o desenvolvimento social e econômico regional, elas serão o foco da presente proposta. Assim, o objetivo principal deste projeto é estudar micro e pequenas empresas de manufatura localizadas na região do Alto Paranaíba, identificar o perfil cultural dessas empresas e, a partir daí, encontrar oportunidades de melhorias que sejam mais adequadas ao perfil cultural de cada uma delas. Para isso, será feito um diagnóstico da situação atual, incluindo pesquisa bibliográfica e levantamento de seleção das empresas. Então, através de entrevistas e visitas ao local, será elaborado um mapeamento de cada empresa escolhida para o projeto e serão coletados dados, com fins de identificar o perfil cultural da mesma. Posteriormente, serão definidas as práticas de melhorias mais adequadas para esse perfil identificado e, portanto, será implementado um projeto-piloto. Por fim, será feito um monitoramento e controle das ações implementadas, para, então, divulgar os resultados obtidos. Os principais resultados encontrados até aqui são de uma empresa com poucos aspectos hierárquicos, com estímulo à criatividade em determinadas áreas, no entanto transmitindo pequena autonomia aos seus funcionários. Espera-se, ainda, como resultados finais do projeto um diagnóstico mais preciso do tipo de cultura predominante para a empresa estudada e a identificação de possíveis ferramentas que se adequem a este perfil. Sendo assim, será possível transmitir à comunidade envolvida no projeto a importância do conhecimento da cultura organizacional, contribuindo para iniciativas bem-sucedidas de melhoria do ambiente de produção em micro e pequenas empresas.
Palavras-chave Cultura Organizacional, Melhoria Contínua, Alto Paranaíba
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.