Resumo |
A educação nutricional de portadores de deficiências cognitivas requer estratégias diferenciadas e criativas, uma vez que o aprendizado deve se dar de forma significativa. Isso pode ser alcançado por meio da utilização de jogos, os quais estimulam a aprendizagem de situações reais empregando-se atividades lúdicas. Esse trabalho teve por objetivo a educação nutricional por meio do desenvolvimento de recursos didáticos face a face e tecnológicos destinados a crianças e adolescentes vinculados à APAE de Rio Paranaíba, MG.Foram elaborados jogos face a face e virtuais destinados à educação nutricional. As atividades elaboradas foram: Jogo da memória das frutas; Dominó das frutas; Semáforo dos alimentos; Aprendendo a ser chef; Descobra o desenho; Labirinto; Jogo da adivinhação; Palavra cruzada; Teatro com dinâmica musical, Contação de estórias, Vídeo animado e Prato saudável. Por meio das fichas avaliativas observou-se que o maior número de acertos foi referente ao jogo da memória, semáforo da alimentação e vídeo (100% de acertos), seguidos por dominó e teatro (91,3%). Observou-se que quando as atividades foram lúdicas, com maior participação das crianças e dos adolescentes, o número de acertos foi maior. No primeiro semestre de 2016 duas atividades merecem ser destacadas por terem contado com maior envolvimento dos participantes: o teatro, apresentado aos demais usuários da APAE, contou com uma dinâmica musical, cujo tema era a "importância das frutas"; e a atividade Aprendendo a ser chef, a qual foi dividida em etapas - na primeira foi elaborado um cartaz com a receita de bolo de maçã; na segunda a receita foi desenvolvida na cozinha experimental da instituição junto às crianças. As atividades virtuais elaboradas foram: 1) Semáforo da alimentação, cujo objetivo é estimular o ordenamento dos alimentos segundo a frequência de ingestão (dos alimentos mais saudáveis para os menos saudáveis); 2) Jogo da memória; conhecer as frutas e estimular a memorização; 3) Dominó; conhecer as frutas e distinguir os lados direito e esquerdo; 4) Jogo da adivinhação; conhecer as hortaliças e estimular a leitura, o raciocínio e a escrita por meio de rimas; 5) Jogo descubra o desenho; reconhecer os números e estimular a curiosidade em descobrir novos alimentos; 6) Jogo labirinto; estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora; 7) Jogo palavra cruzada; conhecer as frutas e as hortaliças que fazem parte de uma alimentação saudável e aprimorar a escrita. A avaliação do desempenho das crianças e adolescentes quanto ao uso dos jogos virtuais evidenciou que o jogo da Memória apresentou o menor percentual de dificuldade (65,0% das crianças conseguiram executá-lo), enquanto a palavra cruzada e adivinhação foram os que apresentaram o maior índice de dificuldade (94,1%, 90,0%, respectivamente). A utilização de jogos como recursos para a educação nutricional pode ser uma estratégia para aumentar o conhecimento de portadores de deficiências cognitivas sobre alimentação saudável. |