Resumo |
Rio Paranaíba-MG é uma cidade pequena situada na região do Alto Paranaíba. Devido a essa localização, as principais atividades econômicas da cidade estão ligadas à agricultura. Outra questão importante é a cultura marcante da população e a habilidade de várias mulheres com técnicas artesanais. O artesanato é visto por elas como fonte complementar de renda familiar e entretenimento ao exercerem essas atividades. Dessa forma, conhecimentos sobre gestão, atendimento ao cliente e maior competência técnica artesanal ajudam na realização e na gestão das atividades, além de possibilitar aumento nas vendas. Esse projeto vem sendo desenvolvido com o intuito de auxiliar nessas necessidades das artesãs, por meio de encontros e trocas de experiências entre elas e treinamentos com novas técnicas de artesanato. Ele incentiva também o empreendedorismo e a capacitação das atividades produtivas e comerciais, além de auxiliar na divulgação das artesãs e de seus artigos. Assim, esse projeto é importante, pois incentiva a elaboração de artigos artesanais como forma de manutenção da cultura local e de geração de renda. O seu principal objetivo é continuar a capacitar artesãos de Rio Paranaíba quanto aos aspectos técnicos do artesanato e de gestão. Além disso, objetiva também promover o trabalho destes artesãos, divulgando seus contatos e seus produtos via redes sociais para que o mercado os conheça. Os encontros promovidos entre as artesãs, conta com uma participação média de quinze mulheres, sendo que até o momento foram realizados quatro encontros, sobre técnica artesanal em feltro, bordado em chinelo, confecção de laços com pérolas e crochê em barbante. Por meio dos questionários, foi possível identificar que as artesãs têm bastante interesse em transmitir seus conhecimentos artesanais com as demais mulheres, e por isso na maioria das vezes, as próprias artesãs ministram as oficinas. O comércio eletrônico nas redes sociais continua bem sucedido, proporcionando divulgação dos produtos e das artesãs e aumento de vendas dos artigos. |