Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3278

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Caio César Vieira Sampaio
Orientador ANDRE MUNDSTOCK XAVIER DE CARVALHO
Outros membros Laene de Fátima Tavares, Thiago Oliveira Silva, Waner Gleider Barbosa
Título Geociências em foco: uma proposta para a valorização da geologia e da pedologia no ensino médio
Resumo SAMPAIO, C.C.V.; CARVALHO, A.M.X.

As geociências estão diretamente ligadas à fundamentação teórica essencial para a compreensão de diversas questões ligadas às ciências ambientais e às ciências do solo. Nos ensinos fundamental e médio o tema é, frequentemente, pouco explorado devido à problemas como sobrecarga nos programas analíticos com outros temas, sobrecarga dos professores, dificuldade de utilização de metodologias construtivistas sobre o tema, pouca ou nenhuma disponibilidade de recursos para viagens, visitas técnicas ou aulas de campo, materiais didáticos escassos ou errôneos. Tais fatos dificultam o despertar do interesse pelas geociências, além de comprometer a noção de interconexão entre as geociências e as demais ciências. Diante disso, a presente proposta teve por objetivo despertar o interesse vocacional de alunos do ensino médio pelas Geociências, construindo e despertando a percepção de interelação da geologia e da pedologia com as ciências ambientais e agrárias, através da estruturação do Museu de Geologia e Pedologia do Alto Paranaíba da UFV de forma participativa. A estruturação do Museu se deu pela ampliação do acervo de rochas, solos, perfis de solos em colunas, monolitos e pôsteres temáticos nas áreas de Geologia e Pedologia, parcialmente realizados, até o momento, a partir de uma perspectiva interativa entre estudantes do ensino médio e graduandos do curso de Agronomia. As ações permitiram uma abordagem diferenciada do assunto, que é parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, uma vez que incluíram desde módulos teórico-práticos até viagens de percepção. Os resultados alcançados, até o momento, envolveram não apenas o despertar do interesse vocacional de alunos do ensino médio pelas Geociências, construindo e despertando a percepção de interelação da geologia e da pedologia com as ciências ambientais e agrárias, como também envolveram o despertar para a percepção do mundo ao seu redor. Além disso, o projeto está contribuindo para a desmistificação da construção do conhecimento científico-acadêmico dos alunos do ensino médio e expandindo a percepção sobre as opções de atuação profissional nas geociências.
Palavras-chave Geologia, Pedologia, Meio Ambiente.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.