ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Agrárias |
Área temática | Educação e meio ambiente |
Setor | Instituto de Ciências Agrárias |
Bolsa | PROEXT |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Caio César Vieira Sampaio |
Orientador | ANDRE MUNDSTOCK XAVIER DE CARVALHO |
Outros membros | Laene de Fátima Tavares, Thiago Oliveira Silva, Waner Gleider Barbosa |
Título | Geociências em foco: uma proposta para a valorização da geologia e da pedologia no ensino médio |
Resumo | SAMPAIO, C.C.V.; CARVALHO, A.M.X. As geociências estão diretamente ligadas à fundamentação teórica essencial para a compreensão de diversas questões ligadas às ciências ambientais e às ciências do solo. Nos ensinos fundamental e médio o tema é, frequentemente, pouco explorado devido à problemas como sobrecarga nos programas analíticos com outros temas, sobrecarga dos professores, dificuldade de utilização de metodologias construtivistas sobre o tema, pouca ou nenhuma disponibilidade de recursos para viagens, visitas técnicas ou aulas de campo, materiais didáticos escassos ou errôneos. Tais fatos dificultam o despertar do interesse pelas geociências, além de comprometer a noção de interconexão entre as geociências e as demais ciências. Diante disso, a presente proposta teve por objetivo despertar o interesse vocacional de alunos do ensino médio pelas Geociências, construindo e despertando a percepção de interelação da geologia e da pedologia com as ciências ambientais e agrárias, através da estruturação do Museu de Geologia e Pedologia do Alto Paranaíba da UFV de forma participativa. A estruturação do Museu se deu pela ampliação do acervo de rochas, solos, perfis de solos em colunas, monolitos e pôsteres temáticos nas áreas de Geologia e Pedologia, parcialmente realizados, até o momento, a partir de uma perspectiva interativa entre estudantes do ensino médio e graduandos do curso de Agronomia. As ações permitiram uma abordagem diferenciada do assunto, que é parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, uma vez que incluíram desde módulos teórico-práticos até viagens de percepção. Os resultados alcançados, até o momento, envolveram não apenas o despertar do interesse vocacional de alunos do ensino médio pelas Geociências, construindo e despertando a percepção de interelação da geologia e da pedologia com as ciências ambientais e agrárias, como também envolveram o despertar para a percepção do mundo ao seu redor. Além disso, o projeto está contribuindo para a desmistificação da construção do conhecimento científico-acadêmico dos alunos do ensino médio e expandindo a percepção sobre as opções de atuação profissional nas geociências. |
Palavras-chave | Geologia, Pedologia, Meio Ambiente. |
Forma de apresentação..... | Painel |