Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3250

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Márlon Lopes Pinto
Orientador MURILO COELHO NALDI
Outros membros Aldo Henrique Dias Mendes, LUIS CESAR DIAS DRUMOND
Título Desenvolvimento de um sistema automatizado para controle e monitoramento de irrigação
Resumo De acordo com Andrade (2001), a irrigação pode ser definida como uma técnica que é utilizada principalmente na agricultura e seu objetivo é controlar a quantidade de água para as plantas, de forma que essa quantidade seja suficiente e no momento certo, assegurando a eficiência do manejo de irrigação e a produtividade da cultura irrigada.
Através do manejo adequado de irrigação, é possível aumentar a produção agrícola, regularizando, ao longo do ano, as disponibilidades e os estoques de cultivares, uma vez que esta prática permite uma produção na contra-estação. Além disso, a agricultura irrigada reduz as incertezas, prevenindo o agente econômico (irrigante) contra a irregularidade das chuvas, anual e interanual (HESPANHOL, 2002).
Os setores produtivos dependem muito da informatização para manter a eficiência dos seus processos. Setores vinculados a agricultura não fogem a regra e a cada dia têm seus processos automatizados com objetivo de melhorá-los, tanto do ponto de vista da produtividade como também da eficiência. As aplicações do monitoramento e controle automático desses setores têm sido estimuladas pela constante e grande influência da informática.
Alencar et al. (2007) define automação como um sistema automático pelo qual mecanismos controlam seu próprio funcionamento com pouca interferência do homem. A automação de processos pode ser feita para controlar e instrumentalizar etapas no processo de produção.
Com a utilização de um sistema de irrigação automatizado o produtor poderá ter um controle mais rigoroso da irrigação de suas plantações através de um sistema que poderá gerenciar o acionamento, tempo e desligamento das válvulas de acordo com a cultura produzida. Dessa maneira também evitará o desperdício de recursos hídricos e, consequentemente irá colaborar para diminuição do impacto ambiental provocado por estas lavouras.
Aplicação web é o termo utilizado para designar, de forma geral, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, na internet ou em redes privadas (Intranet). Uma aplicação web permite ao usuário ter a liberdade para poder acessá-la de qualquer lugar desde que o local tenha acesso à internet. Além de acessá-la também é possível realizar alterações que julgar necessário (GEETHA; MONIKA, 2013).
Enfim, a utilização apropriada de sistemas automáticos juntamente com uma aplicação web poderá transformar um sistema de baixa eficiência em um sistema de alta precisão que pode ser controlado remotamente e auxiliar na produtividade das culturas irrigadas, além da melhoria do uso dos recursos hídricos de uma propriedade.
Palavras-chave automação, manejo automático, monitoramento remoto
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.