Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 3175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pedro Henrique Campos Cunha Gondim
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Outros membros Fabiano Antonio Alves Soares
Título Realidade virtual aumentada aplicada ao ensino da matemática
Resumo Segundo José Augusto Florentino da Silva (Matemático formado pela Universidade Católica de Brasília) são muitos os fatores que influenciam na dificuldade do ensino da matemática nas escolas. Dentre esses fatores estão, um pré-conceito formado pelos alunos de que “matemática é difícil”, metodologia tradicional com ênfase excessiva no cálculo e falta de contextualização. Todos esses fatores ocasionam um alto índice de reprovação na disciplina, o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) mostram que o resultado tem sido insatisfatório.Desta forma, surgiu o tema deste projeto, o qual foi feito em realidade virtual. Aliando o ensino a diversão foi elaborado um jogo lúdico/educativo, o qual atraia a criança para jogar e consequentemente atraia a criança para um estudo voluntario, concluindo com o aprendizado em suas matérias do cotidiano, sendo neste caso a matemática.Assim, o jogo é capaz de entreter o usuário com sua jogabilidade e dinamicidade. O jogo possui questões acerca do tema escolhido às quais os usuários devem respondê-las para dar procedimento e por consequência findar o jogo. As questões tem dificuldades variadas, quanto mais difícil mais visível e de fácil localização será a questão, para que os alunos exercitem o máximo sobre sua matéria. O jogo não tem por objetivo testar o aprendizado da criança e sim ensina-la, por isso não usamos nada para pressionar a criança a uma resposta rápida (como um tempo para responder cada pergunta por exemplo), pois mesmo que a criança pesquise a resposta em alguma fonte (internet, livro, calculadora, professor etc.) ela ainda estará estudando e por consequência aprendendo. O intuito é possuir um jogo simples e básico, porém com um conteúdo significativo e diversificado direcionados para alunos entre quinta e sétima série. Sendo assim, espera-se que o game possa ser utilizado como uma ferramenta de auxilio no ensino da aprendizagem na matemática, melhorando o desempenho dos alunos durante o seu período letivo e em programas de avaliação do conhecimento do ensino brasileiro de modo geral.
Palavras-chave jogo, game, ensino
Forma de apresentação..... Oral
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