Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2931

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Saneamento e resíduos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Luiza Melo Rodrigues
Orientador FREDERICO CARLOS MARTINS DE MENEZES FILHO
Título Diagnóstico do Saneamento Ambiental do Município de Rio Paranaíba/MG
Resumo Segundo o Ministério das Cidades (BRASIL, 2006), saneamento ambiental representa o conjunto de ações técnicas e socioeconômicas, tendo como objetivo aumentar a salubridade ambiental. Essas ações para a sociedade buscam o acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos líquidos e sólidos, disciplina sanitária de uso do solo, manejo de águas pluviais e o controle de doenças transmissíveis afim de proteger e melhorar as condições de vida da população.
Para que haja um saneamento adequado à população, esta deve ter participação fundamental na tomada de decisões. É necessário deixar claro que o PMS (Plano Municipal de Saneamento) não é da administração em vigor, mas sim da comunidade, a qual é o agente efetivo de manutenção e cumprimento das diretrizes previstas.
O projeto consiste na obtenção de informações através de diagnósticos em campo, pesquisa bibliográfica em relatórios recentes sobre a situação do município, e também dados junto à companhia de água, COPASA e a Prefeitura Municipal. A pesquisa foi elaborada com base em questões fundamentais ligadas ao saneamento com objetivo de localizar e diagnosticar as deficiências do Saneamento Ambiental no município de Rio Paranaíba – Minas Gerais. Além da pesquisa de campo, serão coletados dados do IBGE relacionados ao saneamento ambiental.
O diagnóstico consistiu em estudar cada um dos componentes do saneamento ambiental de forma isolada e posteriormente com o auxílio do Indicador de Salubridade Ambiental, ISA, uni-los para definir o nível de salubridade do município.
O ISA, é um modelo de indicadores e sub indicadores criado pelo estado de São Paulo, o qual busca a partir de dados já existentes quantificar os níveis de salubridade de cada componente do saneamento ambiental, no que dita a cobertura destes sistemas, frequência e atendimento a demanda, ressaltando-se que o modelo ISA é recomendado somente para áreas urbanas. Para melhor caracterização e ponderação dos dados obtidos em cada sistema do saneamento ambiental e melhor adequação ao porte do município em questão, houve uma adaptação no modelo ISA para o modelo ISA/RP, tendo como base outras adaptações deste modelos para outros municípios, como por exemplo Belo Horizonte e Juiz de Fora.
Palavras-chave Saneamento Ambiental, ISA, Salubridade
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.