Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2900

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Jéssica Ferreira Castro
Orientador SABRINA DA SILVA PINHEIRO DE ALMEIDA
Outros membros Ana Caroline Rangel Santos, Leiliana Maria Ferreira, Lorena de Jesus Leite Souza, Lyvia Cristina Lima, Tâmy Magalhães Braga
Título Preservando para o futuro
Resumo A natureza é um dos componentes do meio ambiente, porém para a maioria da população esses conceitos ainda são confundidos, assim como a imagem pejorativa de que os insetos não possuem importância. Isso dificulta o aprendizado sobre funções, vantagens e desvantagens que cada elemento natural possui em nossas vidas. Buscando multiplicar conhecimento sobre esses e outros assunto, começamos a desenvolver um trabalho de educação ambiental para crianças carentes que estudam em tempo integral na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no município de Rio Paranaíba-MG. O trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos em relação à natureza, meio ambiente, plantas medicinais e insetos e, detectando as deficiências do conhecimento, introduzir conceitos e exemplos ressaltando aspectos ecológicos. O estudo foi feito em duas classes etárias, uma com alunos de 7 a 9 anos e outra com alunos de 10 a 12 anos, totalizando 48 alunos. Foram aplicados questionários individuais para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, seguido de aulas expositivas, com mostra e montagem de caixas entomológicas. Os dados finais foram analisados qualitativamente e quantitativamente por meio de nova aplicação dos questionários após as aulas. Quando iniciamos o trabalho, mais de 36% dos alunos confundiram meio ambiente com natureza. Mais de 54% citaram exemplos de plantas medicinais com suas respectivas funções, onde as mais citadas foram canela, hortelã e erva-cidreira. Mais de 15% dos alunos citaram outros animais como insetos: lagartixa, rato, aranha e cabra. Mais de 63% dos alunos afirmaram que insetos não eram importantes para o homem. Após realização das atividades, os alunos conseguiram diferenciar elementos que compõem o meio ambiente e elementos que compõem a natureza. Mais de 77% citaram plantas medicinais, algumas iguais e algumas diferentes, e suas funções, como: canela, hortelã, limão, erva-cidreira, boldo, camomila e alecrim. 93% dos alunos afirmaram reconhecer insetos como besouro (68%), borboleta (54%), abelha (52%) e mosca (47%) e sua importância para a natureza e o homem. Mais de 80% dos alunos conseguem identificar insetos através da morfologia: cabeça (34%), tórax (31%), abdômen (27%), antenas (34%), asas (56%) e pernas (50%). A importância dos insetos e a sua conservação foi assimilada por grande parte dos alunos através das funções ecológicas: polinização, produção de mel e ciclagem de nutrientes. Porém, cerca de 25% não conseguiram assimilar as atividades propostas, provavelmente devido ao desestímulo ao aprendizado na escola, dificuldade de entendimento e déficit de atenção, problemas esses relatados pelos professores em outras áreas do conhecimento.
Palavras-chave conservação, funções ecológicas, meio ambiente
Forma de apresentação..... Painel
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