Resumo |
A natureza é um dos componentes do meio ambiente, porém para a maioria da população esses conceitos ainda são confundidos, assim como a imagem pejorativa de que os insetos não possuem importância. Isso dificulta o aprendizado sobre funções, vantagens e desvantagens que cada elemento natural possui em nossas vidas. Buscando multiplicar conhecimento sobre esses e outros assunto, começamos a desenvolver um trabalho de educação ambiental para crianças carentes que estudam em tempo integral na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no município de Rio Paranaíba-MG. O trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos em relação à natureza, meio ambiente, plantas medicinais e insetos e, detectando as deficiências do conhecimento, introduzir conceitos e exemplos ressaltando aspectos ecológicos. O estudo foi feito em duas classes etárias, uma com alunos de 7 a 9 anos e outra com alunos de 10 a 12 anos, totalizando 48 alunos. Foram aplicados questionários individuais para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, seguido de aulas expositivas, com mostra e montagem de caixas entomológicas. Os dados finais foram analisados qualitativamente e quantitativamente por meio de nova aplicação dos questionários após as aulas. Quando iniciamos o trabalho, mais de 36% dos alunos confundiram meio ambiente com natureza. Mais de 54% citaram exemplos de plantas medicinais com suas respectivas funções, onde as mais citadas foram canela, hortelã e erva-cidreira. Mais de 15% dos alunos citaram outros animais como insetos: lagartixa, rato, aranha e cabra. Mais de 63% dos alunos afirmaram que insetos não eram importantes para o homem. Após realização das atividades, os alunos conseguiram diferenciar elementos que compõem o meio ambiente e elementos que compõem a natureza. Mais de 77% citaram plantas medicinais, algumas iguais e algumas diferentes, e suas funções, como: canela, hortelã, limão, erva-cidreira, boldo, camomila e alecrim. 93% dos alunos afirmaram reconhecer insetos como besouro (68%), borboleta (54%), abelha (52%) e mosca (47%) e sua importância para a natureza e o homem. Mais de 80% dos alunos conseguem identificar insetos através da morfologia: cabeça (34%), tórax (31%), abdômen (27%), antenas (34%), asas (56%) e pernas (50%). A importância dos insetos e a sua conservação foi assimilada por grande parte dos alunos através das funções ecológicas: polinização, produção de mel e ciclagem de nutrientes. Porém, cerca de 25% não conseguiram assimilar as atividades propostas, provavelmente devido ao desestímulo ao aprendizado na escola, dificuldade de entendimento e déficit de atenção, problemas esses relatados pelos professores em outras áreas do conhecimento. |