Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2876

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vinícius Resende Bueno
Orientador SILVANA DA COSTA FERREIRA
Outros membros Ana Cláudia Alves, Bruna de Deus Cunha, Eliane Vieira de Souza, João Rafael Mena Romeiro, Lorena Paula Santos Morais, Lorenna Carolina Fernandes Xavier
Título Plantas medicinais: semeando conhecimento, colhendo cidadania
Resumo O conhecimento sobre as plantas medicinais é muitas vezes o único recurso que muitas comunidades têm em mãos para curar doenças. Sendo, muitas vezes, a única forma encontrada por pessoas das regiões mais pobres do país de se tratarem com algum tipo de recurso terapêutico. Segundo a OMS, 80% das pessoas do mundo utilizam as plantas para sua saúde, sendo que são consideradas como plantas medicinais cerca de vinte cinco mil espécies na medicina tradicional. Essas plantas, de forma geral, são de fácil cultivo e manejo, sem demandar um grande espaço para o cultivo, o que viabilizou a execução desse projeto que visou manter vivo o conhecimento sobre essas plantas na comunidade de Rio Paranaíba. O projeto foi realizado em conjunto com professores e alunos da Escola Est. Dr. Adiron G. Boaventura. A primeira atividade foi a apresentação oral dos graduandos para os alunos da escola sobre os diferentes tipos de plantas medicinais que existem e como devem ser utilizadas de forma correta. Posteriormente, os alunos trouxeram de suas casas diversas mudas de plantas medicinais que foram plantadas em canteiros, a fim de que fosse criada uma horta de plantas medicinais para a comunidade escolar. Também foi realizada uma viagem até a cidade de São Gotardo para o conhecimento de uma Farmácia Verde que produz remédios a partir de plantas medicinais, tanto alunos da escola como os graduandos participaram da visita que serviu para mostrar todo o potencial dessa atividade. Durante todo o ano, a horta foi cuidada para que a maior quantidade de plantas fosse produzidas, pois a partir dessas foram feitas diferentes exsicatas que serão a base para a criação de um herbário na própria escola. Depois houve a realização de um Workshop em novembro, para tal evento foi confeccionado cartilhas que ensinavam como devem ser preparadas e utilizadas as diferentes plantas medicinais cultivadas na horta, foram apresentadas as diferentes exsicatas que foram confeccionadas pela equipe de trabalho e também foi disponibilizado xaropes, para gripe e tosse, que foram preparados pela equipe na própria escola. Os resultados foram positivos, pois houve grande participação e interação dos alunos da escola com os graduandos durante todo o projeto, inclusive a horta foi viabilizada devido à dedicação dos alunos em conservar a área, além disso, houve também intenso interesse de todos os servidores da escola, tanto que o Workshop foi visitado por todos esses e todas as diferentes turmas escolares durante o período da manhã e da tarde. Conclui-se que iniciativas como essa devem ser estimuladas para que todo o riquíssimo conhecimento sobre as plantas medicinais não seja perdido e a interação Escola-Universidade sempre gera ganhos para ambas as partes, já que o estímulo para buscar novos conhecimentos estreita as relações e faz com que se trabalhe de forma conjunta para alcançar melhores resultados.
Palavras-chave Fitoterápicos, Comunidade Escolar, Horta Medicinal
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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