Resumo |
Nos dias atuais observa-se que o número de mulheres que buscam oportunidades na área de Tecnologia da Informação (TI) é pequeno e a falta de profissionais na área é notável tanto no Brasil quanto no exterior. O potencial feminino no âmbito profissional, na área da Computação, apresenta importantes características que muito contribuem para o desenvolvimento e expansão da área. Com o objetivo de tornar o papel das mulheres cada vez mais expressivo e contribuir para o despertamento de interesse por parte de estudantes do sexo feminino, o projeto Meninas ++ tem a proposta de desenvolver uma iniciativa na única escola de ensino médio do município de Rio Paranaíba com ações para atrair mulheres para a área de Computação e, principalmente, desenvolver jovens talentos para o curso de Sistemas de Informação da UFV-CRP. Dentre as ações desenvolvidas encontram-se: complementação da pesquisa do projeto anterior com novos trabalhos que abordam o problema de escassez de mulheres na área de TI, bem como as soluções para o problema; aplicação de questionário para os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura com o objetivo de realizar uma investigação sobre as razões que geram o desinteresse de mulheres na área de computação; trabalho vocacional (através de evento na escola) com todos os alunos matriculados no ensino médio a fim de oferecer uma visão geral sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFV-CRP, as áreas do conhecimento e foco nas diferenças entre os cursos da área de Computação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação), ressaltando sempre a importância da presença feminina na área de computação; promoção de palestras educativas e explicativas, abrangendo relatos de experiência com a participação de mulheres da área de TI e desenvolvimento de dinâmicas; oferecimento de minicurso no laboratório de ensino da UFV-CRP para demonstrar aos estudantes de ensino médio as atividades desenvolvidas por profissionais da área de TI e interatividade através de mídia social, proporcionando aos estudantes do ensino médio maior conhecimento sobre o projeto. Nota-se que o projeto tem gerado impacto e transformações, ao responder os questionários nenhuma das alunas assinalou fazer um curso superior na área de computação o que relaciona-se à falta de conhecimento, ainda existente, sobre a área. Entretanto, nas últimas intervenções houve alunas que sinalizaram interesse em cursar Sistemas de Informação. A partir dessas ações espera-se despertar o interesse dos alunos, em particular de talentos do sexo feminino, para a área de TI, cujo mercado de trabalho apresenta carência de profissionais qualificados para preenchimento das vagas. Além disso, as atividades viabilizam uma formação extracurricular que a escola em questão não oferece atualmente, e que será altamente útil na escolha da profissão destes alunos, além de aproximar os alunos participantes do projeto do ambiente da universidade. |