Resumo |
No aprendizado, o professor tem um papel importante, e para o aluno o aprendizado deve ser um processo permanente de desenvolvimento de esquemas mentais. O professor não deve ser apenas aquele que transmite e repassa conhecimentos e informações ao aluno, mas também o que é capaz de criar um ambiente de aprendizagem que facilite e estimule o aluno a construir o conhecimento. Um meio de conseguir atingir isso é tentar novos métodos de ensino, como jogos, dinâmicas, brincadeiras, enfim, utilizar as atividades lúdicas a fim de proporcionar ao aluno uma maior facilidade no aprendizado. Um exemplo disso é o projeto Computer Science Unplugged, que é uma coleção de atividades lúdicas que ensinam conceitos fundamentais da Ciência da Computação sem a necessidade do uso de computadores. É um método muito interessante para se trabalhar em disciplinas com carga horária totalmente teórica como a disciplina de Banco de Dados no curso de Sistemas de Informação. O objetivo geral deste trabalho é criar atividades voltadas para os conceitos da disciplina de Banco de Dados para os alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba. As atividades foram desenvolvidas a partir da metodologia abordada no projeto Computer Science Unplugged. Para o desenvolvimento do projeto, primeiramente, foi feita uma observação das aulas de Banco de Dados para conhecer as necessidades do professor e alunos, logo em seguida se fez um estudo das principais teorias e conceitos da disciplina. Em seguida foi realizado um estudo das atividades propostas pelo projeto Computer Science Unplugged, e a partir destas foram desenvolvidas cinco atividades para o ensino dos conceitos de banco de dados, abstração de dados e modelo entidade relacionamento (MER), modelo relacional, álgebra relacional e consultas SQL. A estrutura de cada atividade é composta por: resumo geral, conceitos abordados , objetivo, material utilizado , descrição da atividade e discussão. No resumo geral a atividade é resumida em um parágrafo explicando o que deve ser passado aos alunos. Nos conceitos abordados são listados quais conceitos da disciplina são trabalhados na atividade. No objetivo é descrito o objetivo geral de aprendizagem. O material utilizado lista todos os materiais necessários para a realização da atividade. A descrição da atividade contém os passos necessários para a realização e condução da atividade. Na discussão são feitos apontamentos sobre os conceitos trabalhados na atividade e a melhor forma de abordagem desses assuntos. Pelo fato da disciplina ser anual e oferecida no segundo semestre do ano letivo não foi possível fazer a avaliação das atividades, a mesma será realizada no período de 2014/2 como parte de outro projeto de ensino. O desenvolvimento das atividades foi o primeiro passo para transformar as aulas tradicionais de banco de dados em aulas interessantes e motivadoras para os alunos. |