Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2715

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Iasmini Virginia Oliveira Lima
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Outros membros Leidiane Patricia Silva Guimarães, RODRIGO SMARZARO DA SILVA
Título Desenvolvimento de um novo método de ensino para a disciplina de Banco de Dados utilizando os conceitos da Computação Unplugged
Resumo No aprendizado, o professor tem um papel importante, e para o aluno o aprendizado deve ser um processo permanente de desenvolvimento de esquemas mentais. O professor não deve ser apenas aquele que transmite e repassa conhecimentos e informações ao aluno, mas também o que é capaz de criar um ambiente de aprendizagem que facilite e estimule o aluno a construir o conhecimento. Um meio de conseguir atingir isso é tentar novos métodos de ensino, como jogos, dinâmicas, brincadeiras, enfim, utilizar as atividades lúdicas a fim de proporcionar ao aluno uma maior facilidade no aprendizado. Um exemplo disso é o projeto Computer Science Unplugged, que é uma coleção de atividades lúdicas que ensinam conceitos fundamentais da Ciência da Computação sem a necessidade do uso de computadores. É um método muito interessante para se trabalhar em disciplinas com carga horária totalmente teórica como a disciplina de Banco de Dados no curso de Sistemas de Informação. O objetivo geral deste trabalho é criar atividades voltadas para os conceitos da disciplina de Banco de Dados para os alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba. As atividades foram desenvolvidas a partir da metodologia abordada no projeto Computer Science Unplugged. Para o desenvolvimento do projeto, primeiramente, foi feita uma observação das aulas de Banco de Dados para conhecer as necessidades do professor e alunos, logo em seguida se fez um estudo das principais teorias e conceitos da disciplina. Em seguida foi realizado um estudo das atividades propostas pelo projeto Computer Science Unplugged, e a partir destas foram desenvolvidas cinco atividades para o ensino dos conceitos de banco de dados, abstração de dados e modelo entidade relacionamento (MER), modelo relacional, álgebra relacional e consultas SQL. A estrutura de cada atividade é composta por: resumo geral, conceitos abordados , objetivo, material utilizado , descrição da atividade e discussão. No resumo geral a atividade é resumida em um parágrafo explicando o que deve ser passado aos alunos. Nos conceitos abordados são listados quais conceitos da disciplina são trabalhados na atividade. No objetivo é descrito o objetivo geral de aprendizagem. O material utilizado lista todos os materiais necessários para a realização da atividade. A descrição da atividade contém os passos necessários para a realização e condução da atividade. Na discussão são feitos apontamentos sobre os conceitos trabalhados na atividade e a melhor forma de abordagem desses assuntos. Pelo fato da disciplina ser anual e oferecida no segundo semestre do ano letivo não foi possível fazer a avaliação das atividades, a mesma será realizada no período de 2014/2 como parte de outro projeto de ensino. O desenvolvimento das atividades foi o primeiro passo para transformar as aulas tradicionais de banco de dados em aulas interessantes e motivadoras para os alunos.
Palavras-chave Computer Science Unplugged, Métodos de ensino, Atividades Lúdicas
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.