Resumo |
O presente trabalho propõe o desenvolvimento do jogo de avião em duas dimensões World War III, inspirado em títulos do videogame como River Raid, StrikeGunner e SonicWings, em que o jogador deve destruir os inimigos que tentam combatê-lo. O jogo se passa em um futuro não muito distante, momento em que os recursos naturais do planeta estão se esgotando. No entanto, o Brasil ainda possui águas e florestas em abundância. Desta forma, alguns países viram uma ótima oportunidade para se recuperar e tentarão de todas as formas roubar os recursos naturais do país. Cada fase acontece em uma determinada região do Brasil, em que o jogador controla um avião da Força Aérea Brasileira que é capaz de movimentar para todos os lados, atirar e coletar itens que o ajudarão a destruir os inimigos. O jogo é desenvolvido para Web, utilizando as tecnologias HTML5 para estruturar a página, JavaScript para executar todos os comandos e comportamentos do jogo e CSS3 para oferecer efeitos à página. A dificuldade do jogo aumentará de acordo com a progressão do jogador. Diversos inimigos com habilidades e comportamentos diferentes aparecerão no decorrer da evolução do jogo. Técnicas de inteligência artificial serão aplicadas para fornecer aos inimigos habilidades que definirão o comportamento dos personagens não jogadores, testando, portanto as habilidades do jogador, além de não deixar o jogo muito monótono e repetitivo. Na construção do projeto utilizou-se uma engenharia de software direcionada para jogos, que se diferencia da engenharia para softwares convencionais, na qual define-se o enredo, as características dos cenários, áudio, personagens, entre outros. Além disso, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) foi aplicada no projeto para a construção de diagramas (diagrama de classes, diagrama de casos de uso e diagrama de estados) com o intuito de adquirir-se uma modelagem prévia das funcionalidades do jogo. Por fim, espera-se com a conclusão do projeto, a oferta gratuita de entretenimento aos jogadores. |