Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2699

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fabrício Henrique Galvão
Orientador ANDRE RODRIGUES DA CRUZ
Outros membros Marcelo Luiz da Silva Júnior
Título Desenvolvimento de um jogo de combate aéreo em 2D para Web
Resumo O presente trabalho propõe o desenvolvimento do jogo de avião em duas dimensões World War III, inspirado em títulos do videogame como River Raid, StrikeGunner e SonicWings, em que o jogador deve destruir os inimigos que tentam combatê-lo. O jogo se passa em um futuro não muito distante, momento em que os recursos naturais do planeta estão se esgotando. No entanto, o Brasil ainda possui águas e florestas em abundância. Desta forma, alguns países viram uma ótima oportunidade para se recuperar e tentarão de todas as formas roubar os recursos naturais do país. Cada fase acontece em uma determinada região do Brasil, em que o jogador controla um avião da Força Aérea Brasileira que é capaz de movimentar para todos os lados, atirar e coletar itens que o ajudarão a destruir os inimigos. O jogo é desenvolvido para Web, utilizando as tecnologias HTML5 para estruturar a página, JavaScript para executar todos os comandos e comportamentos do jogo e CSS3 para oferecer efeitos à página. A dificuldade do jogo aumentará de acordo com a progressão do jogador. Diversos inimigos com habilidades e comportamentos diferentes aparecerão no decorrer da evolução do jogo. Técnicas de inteligência artificial serão aplicadas para fornecer aos inimigos habilidades que definirão o comportamento dos personagens não jogadores, testando, portanto as habilidades do jogador, além de não deixar o jogo muito monótono e repetitivo. Na construção do projeto utilizou-se uma engenharia de software direcionada para jogos, que se diferencia da engenharia para softwares convencionais, na qual define-se o enredo, as características dos cenários, áudio, personagens, entre outros. Além disso, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) foi aplicada no projeto para a construção de diagramas (diagrama de classes, diagrama de casos de uso e diagrama de estados) com o intuito de adquirir-se uma modelagem prévia das funcionalidades do jogo. Por fim, espera-se com a conclusão do projeto, a oferta gratuita de entretenimento aos jogadores.
Palavras-chave Jogos Digitais, Desenvolvimento Web, Engenharia de Software para Jogos
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,67 segundos.