Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2617

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE, UFV
Primeiro autor Pâmela Desirré Bernardes
Orientador PEDRO IVO VIEIRA GOOD GOD
Outros membros EDER MATSUO, HERNANI MARTINS JUNIOR, Izabela Medeiros de Souza, VINICIUS RIBEIRO FARIA
Título Atividades inovadoras visando a melhoria da qualidade do ensino das disciplinas de Estatística do Campus UFV - Rio Paranaíba
Resumo A utilização de métodos estatísticos vem se expandindo entre acadêmicos e pesquisadores de todas as áreas de estudo. Com respeito ao processo de ensino e aprendizagem da estatística em nível de graduação, muitos estudantes encontram severas dificuldades em disciplinas da área, o que resulta em baixo desempenho. Vários são os fatores que levam a este cenário, como ansiedade ao cursar a disciplina, baixo nível de conhecimento matemático, dentre outros. Através de experiências do próprio grupo de professores de estatística do CRP, tem-se constatado que a oportunidade de desenvolver trabalhos práticos relacionados à coleta de dados e/ou análise de modelos de experimentos estatísticos motivam os estudantes a buscarem novos conhecimentos. Ao se aplicarem trabalhos práticos, foi possível constatar um melhor desempenho nas turmas em que este processo foi utilizado. Por outro lado, existem disponíveis diversos modelos de tecnologias de informação e comunicação (TICs) aplicadas na educação à distância (EAD). Atualmente, o ensino de estatística no Campus UFV – Rio Paranaíba é baseado em um modelo eminentemente teórico e na relação passiva do aluno com o professor. Entende-se que o ensino de Estatística deve ser dinâmico o suficiente para permitir a consolidação de conceitos teóricos básicos, de forma a capacitar o estudante, em um segundo momento, para aplicação dos métodos estatísticos em casos reais. Além disso, deve permitir o uso da ampla gama de ferramentas disponíveis para a análise de dados, através do uso de programas de computadores. Nesse sentido, o desenvolvimento deste projeto se baseou na possiblidade de modernização das ferramentas de ensino utilizadas na disciplina de CRP 192 – Iniciação à Estatística. Como metas alcançadas destacam-se a modernização da diagramação da apostila de estatística que vem sendo utilizada até o momento pelos professores do curso. Um banco de dados com exercícios resolvidos será disponibilizado via PVANET para a aplicação de testes on line em atividades extra-classe. Tal banco de dados encontra-se digitalizado e deverá em breve ser disponibilizado. Finalmente, foram desenvolvidos o script e a ferramenta de apresentação para áudio-aula relativa ao tema Teste de Hipóteses, cuja convergência de conceitos é fundamental ao ensino de estatística. Em uma próxima etapa pretende-se que as ferramentas de áudio-aula sejam desenvolvidas para todos os temas pertinentes. Considera-se que a disponibilização de ferramentas de EAD permitirão priorizar atividades práticas in class, sem a perda de conteúdo teórico, levando ao estabelecimento de atividades baseadas no estudo de casos reais e no uso de ferramentas computacionais para a análise de dados. Como resultado espera-se superar de forma mais abrangente os desafios impostos para o ensino de estatística, além de permitir melhor qualificação de alunos egressos, tendo em vista a formação voltada para a aplicação.
Palavras-chave ensino aplicado, TICs, EAD
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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