Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2557

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rosemary Oliveira Silva
Orientador MEIRE DE OLIVEIRA BARBOSA
Outros membros Maria Euzebia Valadares da Silva, Nayany Aparecida Campos, REGIANE LOPES DE SALES, Talita Regina Babos
Título Reavaliação do estado nutricional e dos hábitos alimentares das crianças de uma entidade não governamental do município de São Gotardo - MG após intervenção de ações educativas.
Resumo A alimentação é um dos fatores de maior importância tanto para o crescimento quanto para o desenvolvimento de crianças. O estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e o hábito alimentar das crianças do Programa Municipal de Apoio ao Menor (PROMAM) do município de São Gotardo, MG, a fim de promover ações educativas de fácil entendimento visando melhoria dos hábitos alimentares. Foram avaliadas 27 crianças entre a faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Inicialmente foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para as crianças e outro anexado à carta explicativa para aos pais. Quanto às práticas educativas foi aplicada uma dinâmica sobre “Conhecimento e preferência de frutas e hortaliças”, a qual foi desenvolvida em duas etapas (crianças com olhos vendados e olhos sem vendas) e as crianças tinham que responder se conheciam o alimento colocado em sua boca e se gostava, ou não. Com os olhos vendados, os alimentos mais conhecidos foram à uva, banana, o tomate e a melancia, o menos conhecido foi à beterraba. Com os olhos desvendados os mais conhecidos foram a banana, a uva e o tomate e o menos conhecido foi à beterraba e o pepino. Pode-se perceber que para as crianças que foram reavaliadas, não houve modificação significativa em relação às preferencias alimentares. Para a dinâmica sobre a aceitação alimentar/preferências alimentares, foram utilizadas as mesmas frutas e hortaliças anteriormente degustadas. Para análise sensorial foram utilizadas gravuras com “carinhas” para avaliação da preferência dos alimentos (detestei até adorei). Os alimentos de maior preferência foram à banana, melancia e a uva; e os de menor preferência a cenoura, o pepino, o tomate e a beterraba. Outra atividade foi uma dinâmica com as crianças sobre a pirâmide alimentar, dividida em duas etapas: (1) Abordagem sobre a pirâmide alimentar como ferramenta para formação de hábitos saudáveis; (2) Prática da pirâmide alimentar onde as crianças foram divididas em dois grupos e estas teriam que encaixar os alimentos em suas respectivas localidades em uma pirâmide confeccionada com papel. Ambos realizaram a montagem da pirâmide corretamente o que demonstrou uma boa assimilação do conhecimento por todas as crianças. Levando em conta o valor da educação nutricional e o aprendizado apresentado pelos escolares, destaca-se que as ações educativas, voltadas à promoção da alimentação saudável em ambientes de educação infantil foram de grande importância para que as crianças desenvolvam hábitos mais saudáveis.
Palavras-chave Estado nutricional, Hábitos alimentares, Crianças.
Forma de apresentação..... Painel
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