| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana |
| Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Rosemary Oliveira Silva |
| Orientador | MEIRE DE OLIVEIRA BARBOSA |
| Outros membros | Maria Euzebia Valadares da Silva, Nayany Aparecida Campos, REGIANE LOPES DE SALES, Talita Regina Babos |
| Título | Reavaliação do estado nutricional e dos hábitos alimentares das crianças de uma entidade não governamental do município de São Gotardo - MG após intervenção de ações educativas. |
| Resumo | A alimentação é um dos fatores de maior importância tanto para o crescimento quanto para o desenvolvimento de crianças. O estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e o hábito alimentar das crianças do Programa Municipal de Apoio ao Menor (PROMAM) do município de São Gotardo, MG, a fim de promover ações educativas de fácil entendimento visando melhoria dos hábitos alimentares. Foram avaliadas 27 crianças entre a faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Inicialmente foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para as crianças e outro anexado à carta explicativa para aos pais. Quanto às práticas educativas foi aplicada uma dinâmica sobre “Conhecimento e preferência de frutas e hortaliças”, a qual foi desenvolvida em duas etapas (crianças com olhos vendados e olhos sem vendas) e as crianças tinham que responder se conheciam o alimento colocado em sua boca e se gostava, ou não. Com os olhos vendados, os alimentos mais conhecidos foram à uva, banana, o tomate e a melancia, o menos conhecido foi à beterraba. Com os olhos desvendados os mais conhecidos foram a banana, a uva e o tomate e o menos conhecido foi à beterraba e o pepino. Pode-se perceber que para as crianças que foram reavaliadas, não houve modificação significativa em relação às preferencias alimentares. Para a dinâmica sobre a aceitação alimentar/preferências alimentares, foram utilizadas as mesmas frutas e hortaliças anteriormente degustadas. Para análise sensorial foram utilizadas gravuras com “carinhas” para avaliação da preferência dos alimentos (detestei até adorei). Os alimentos de maior preferência foram à banana, melancia e a uva; e os de menor preferência a cenoura, o pepino, o tomate e a beterraba. Outra atividade foi uma dinâmica com as crianças sobre a pirâmide alimentar, dividida em duas etapas: (1) Abordagem sobre a pirâmide alimentar como ferramenta para formação de hábitos saudáveis; (2) Prática da pirâmide alimentar onde as crianças foram divididas em dois grupos e estas teriam que encaixar os alimentos em suas respectivas localidades em uma pirâmide confeccionada com papel. Ambos realizaram a montagem da pirâmide corretamente o que demonstrou uma boa assimilação do conhecimento por todas as crianças. Levando em conta o valor da educação nutricional e o aprendizado apresentado pelos escolares, destaca-se que as ações educativas, voltadas à promoção da alimentação saudável em ambientes de educação infantil foram de grande importância para que as crianças desenvolvam hábitos mais saudáveis. |
| Palavras-chave | Estado nutricional, Hábitos alimentares, Crianças. |
| Forma de apresentação..... | Painel |