Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2281

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Saneamento e resíduos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thales Albino dos Santos
Orientador REJANE NASCENTES
Outros membros CRISTIANO PACHECO DE DEUS MUNDIM, MICHELE MORAIS OLIVEIRA PEREIRA
Título Projeto Reciclar
Resumo PROJETO RECICLAR

Thales Albino dos Santos (Estudante - UFV)
Rejane Nascentes (Orientadora - UFV)
Cristiano Pacheco de Deus Mundim (Colaborador - UFV)
Michele Morais Oliveira Pereira (Colaboradora - UFV)


O presente projeto busca promover a sustentabilidade, a qualidade de vida e a preservação ambiental através de ações sociais, econômicas e ambientais, ou seja, resgatar o lixo e transformar o lixo. O Projeto Reciclar tem como finalidade criar no município de Rio Paranaíba o Centro de Reciclagem, composto pelo galpão de Triagem e Compostagem, além de empoderar (inclusão social) os envolvidos por meio da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Rio Paranaíba (ACOMARP), motivando-os a usarem suas experiências e criatividade na transformação da matéria para comercialização.
A constituição da Associação de Catadores, do Município de Rio Paranaíba, foi fundamental para a consolidação e reconhecimento do projeto, perante o Poder Público Local e a comunidade em geral. As diversas reuniões realizadas possibilitaram a aproximação da comunidade universitária e a comunidade local, pois estes são os maiores beneficiadores do projeto. As visitas técnicas realizadas na Cooperativa e Associações de Catadores na cidade de Uberlândia/MG permitiram conhecer o processo de reciclagem e identificar as experiências das entidades, na organização dos catadores e na inclusão dos mesmos na cadeia ambiental. Para constituição da Associação, foi necessária a elaboração do Estatuto Social, documento que regula os Objetivos Sociais da Instituição e dos catadores associados. Por fim, foi realizado uma Assembleia Geral de Constituição, Fundação, Eleição e Posse de Diretoria da ACOMARP.
Com a Associação de Coletores, os catadores passam a ter seus direitos e deveres representados, não sendo mais reconhecidos pela população, como “simples” catador de material reciclável, mas sim como Agente Colaborativo, atuando direto e indiretamente na cadeia ambiental. A ACOMARP permitirá aos catadores de materiais recicláveis, a eliminação dos atravessadores, melhorias na qualidade de vida, aumento de recurso, inclusão social, geração de emprego, oportunidade de crescimento, facilidade na captação de recursos e dentre outros.
Em linhas gerais o projeto visa uma sociedade mais consciente perante obrigações e atividades em relação ao meio em que habitam, propiciando melhor remuneração dos envolvidos, eliminando problemas ambientais em decorrência do descarte incorreto do lixo, promovendo sua preservação e melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos direta e indiretamente no projeto. Bem como, alcançar o Meio Ambiente, deixando-o mais sustentável e disponível para que gerações futuras e a sociedade em geral estejam mais conscientes e passem a preservá-lo mais, mostrando que o lixo mesmo sendo lixo, pode ser transformado e gerar renda.
Palavras-chave Reciclagem, Galpão de Triagem e Compostagem, Associação de Catadores
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.