Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2239

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mateus Felipe Freitas
Orientador LIZIANE SANTOS SOARES
Outros membros RACHEL CARLOS DUQUE REIS
Título Direciona ED: um método de ensino para abstração dos conceitos da disciplina Estrutura de Dados
Resumo O problema da desmotivação dos alunos da disciplina de Estrutura de Dados ocasionada por fatores como, por exemplo, não enxergarem aplicação dos conceitos apresentados e possuírem dificuldade em interpretar os exercícios propostos, levou os professores que lecionam esta disciplina na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba a desenvolverem um método de ensino diferenciado (Direciona ED) composto por exercícios contextualizados, perguntas direcionadas e o desenvolvimento de uma ferramenta computacional – Portal do Exercício Contextualizado (PORTEC). O método Direciona ED consiste, inicialmente, na apresentação de uma situação-problema (situações práticas relacionadas a fatos do cotidiano, mercado de trabalho, universidade, etc.) em sala de aula pelo professor, introduzindo assim os conceitos da disciplina de Estrutura de Dados para depois serem aplicados os exercícios contextualizados e perguntas direcionadas. Um Exercício Contextualizado consiste na descrição de uma situação-problema relacionada ao dia-a-dia do aluno, com o intuito de desenvolver o raciocínio lógico e a sua capacidade de abstração. Para isso, nesse tipo de exercício, o aluno precisa interpretar uma circunstância do dia-a-dia aplicando os conceitos de Estrutura de Dados que são apresentados em sala de aula na disciplina. Os exercícios contextualizados e a metodologia em questão abordam especificamente os tipos abstratos de dados Lista (e suas variações), Pilha, Fila e Deque, estáticos e dinâmicos. Os passos para solucionar os exercícios são instruídos por meio das perguntas direcionadas que, por sua vez, são utilizadas para identificar as seguintes informações: tipo abstrato de dados, tipo de alocação de memória, os dados de entrada e as operações necessárias para a solução do problema. Neste trabalho foram realizados testes em cada uma das partes deste método de ensino, a partir das atividades definidas no plano de testes, a fim de verificar e validar cada uma delas. Foram aplicadas técnicas para coleta e análise de dados como: Etnografia, Grupo Focal e Questionários. Ao final, os dados obtidos foram consolidados através de gráficos, tabelas e diagramas que mostraram pontos importantes como a dificuldade dos alunos para compreenderem os conceitos apresentados em sala de aula e definirem uma aplicação prática. Os resultados dos testes foram documentados em um relatório, possibilitando ver como o método de ensino Direciona ED colaborou com a melhoria do processo de abstração e raciocínio lógico dos alunos da disciplina de Estrutura de Dados oferecida pelos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação do Campus UFV-Rio Paranaíba.
Palavras-chave Estrutura de Dados, Exercício Contextualizado, Perguntas Direcionadas
Forma de apresentação..... Oral
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