Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2173

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Michel Junio Ferreira Rosa
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Outros membros RACHEL CARLOS DUQUE REIS
Título Desenvolvimento de atividades computacionais de ensino-aprendizagem de operações básicas de matemática na APAE de Rio Paranaíba - MG.
Resumo Este projeto tem como objetivo ampliar as ações sociais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Rio Paranaíba, através da elaboração de novas atividades matemáticas para o sistema desenvolvido em um projeto anterior nesta mesma instituição. As atividades tem por objetivo ampliar as formas de aprendizado, a autoestima e a capacidade cognitiva dos estudantes através do auxílio do computador que contribui na melhoria do processo de aprendizagem de matemática ao instigar a realização das atividades por meio de uma interface empolgante. Para isso, foi preciso conhecer as necessidades dos alunos, para que as atividades se encaixassem na metodologia de aprendizagem aplicada na instituição, isso favorece ainda mais as especificidades dos estudantes da APAE. Para que os objetivos inicialmente propostos sejam alcançados, até o presente momento, foram realizadas reuniões com os professores e coordenadores da instituição para a definição do desenvolvimento das novas atividades, que devem seguir a metodologia aplicada na instituição. Após a definição das novas atividades, foi proposto a criação de um gerenciador de atividades que facilite a manutenibilidade do sistema sem a necessidade de um desenvolvedor, assim todas as novas atividades serão desenvolvidas para serem um padrão, com estas, os professores e coordenadores poderão editar, excluir e criar novas atividades, tornando o sistema ainda mais rico, atendendo as necessidades dos estudantes no futuro. Além disso, é possível ter informações de erros cometidos pelos estudantes durante a realização das atividades, o desempenho de um, ou de um grupo de estudantes que operam o sistema. Após o desenvolvimento do gerenciador, serão realizados treinamentos com os professores e coordenadores da instituição para que os mesmos passam a operar o sistema e suas funcionalidades. Para a validação dos benefícios do sistema, os testes serão realizados através de dois grupos distintos que alternarão entre os métodos de atividades semanalmente, onde os métodos são a realização de atividades da forma tradicional (papel e caneta) e através do computador. Ambos os métodos seguem as mesmas estruturas nas atividades, para que não haja erros na interpretação dos resultados. Com as propostas deste projeto, espera-se que os impactos ocorridos na instituição APAE do município de Rio Paranaíba reflitam a teoria que a utilização de ferramentas aliadas a tecnologia da informação e uma metodologia adequada impulsionem o aprendizado e em consequência o conhecimento dos estudantes da instituição envolvidos neste projeto.
Palavras-chave Atividades Matemáticas, APAE, Sistema Computacional
Forma de apresentação..... Oral
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