Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2170

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Juliana Cássia Borges
Orientador JOAO ALFREDO COSTA DE CAMPOS MELO JUNIOR
Título Entre a fé e o espetáculo: tradições, memórias, experiências e rituais nas festividades do congado no município de Rio Paranaíba.****
Resumo O presente trabalho, resultado de um ano de pesquisa financiado pela FAPEMIG, procurou analisar o Congado na cidade de Rio Paranaíba, localizada na região do Alto Paranaíba em Minas Gerais, afim de registrar, reconhecer e valorizar uma manifestação originária da cultura africana – os Congados – como instrumento de preservação de parte do patrimônio imaterial, na cidade de Rio Paranaíba, no Brasil e, principalmente, em Minas Gerais. O trabalho enfoca principalmente questões como a origem do congado na cidade, os diversos momentos da festa em louvor a N.Sra. Do Rosário, a relação dos congadeiros com a Igreja Católica e a manutenção das tradições do congado pelos jovens do Rosário. Para isso, foi adotada uma metodologia analítica qualitativa, utilizando-se de obras clássicas e atuais, documentos e, principalmente, o depoimento dos congadeiros carregado de memórias e saberes. É preciso ter em mente que no congado é forte a existência de valores e tradições, que envolve a realização de novenas, levantamento de mastros, procissões, cortejos, coroações de reis e rainhas, cumprimento de promessas, leilões, cantos, danças, banquetes coletivos e a entrega de coroa, e essa pesquisa é apenas uma contribuição na tentativa de dar uma real visibilidade aos agentes históricos responsáveis pela conservação dessa cultura que ainda existe em várias cidades de Minas Gerais como Rio Paranaíba e representa a força viva do povo negro no Brasil. Nesse contexto, os negros do Rosário, através do ritual festivo – com suas danças e cânticos - relembram o seu passado, construindo e ressignificando a sua identidade e estabelecendo tradições culturais para o Congado. Os congadeiros percebem a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário como espaço de materialização de sua fé, de sua religiosidade; como ruptura do cotidiano; sinônimo de vida e alegria; de reencontro com a sua ancestralidade e de atualização da memória coletiva. Desta forma, a presente pesquisa deixa evidente que a cidade de Rio Paranaíba também é cenário dessa manifestação de cultura e fé desde o século XVIII - num tempo em que a cidade era chamada de São Francisco das Chagas do Campo Grande. Os resultados mostraram que essa prática cultural foi sendo criada no cotidiano dos congadeiros e continua existindo e persistindo até os dias de hoje como parte fundante da cultura do município, pois o surgimento da festa se confunde com a história do surgimento da cidade, quando foi construída a primeira Capela de todo Alto Paranaíba, a Capela do Rosário. Assim, Como parte do ritual congadeiro, todos os anos acontece a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, uma manifestação cultural extremamente ritualizada, repleta de significados para os seus participantes, em que os ternos de congado se apresentam durante três dias de festa, onde uma infinidade de saberes é vivencia de forma prática.
Palavras-chave memórias, costumes, cultura.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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