Resumo |
O leite e os produtos lácteos são considerados alimentos primordiais na alimentação diária das pessoas, pois são constituídos de nutrientes necessários para as atividades rotineiras. Existem no Brasil, diversas empresas especializadas na comercialização de leite e seus respectivos derivados. De acordo com uma pesquisa feita em 2000, o Brasil produziu 20 bilhões de litros de leite. A produção de Minas corresponde a 30% deste volume, sendo que o Triângulo e Alto Paranaíba juntos representam hoje 23% da produção do Estado, seguidos das regiões Sul e Sudoeste que ocupam 18% e a Zona da Mata com 12%. Isso mostra que as empresas de laticínios buscam sempre aprimorar seu processo de industrialização, visando maior produção, lucratividade e garantir a competitividade de mercado. A Pesquisa Operacional, cuja área estuda conhecimentos para otimizar sistemas reais, vem sendo empregada em setores industriais, comerciais e governamentais com sucesso desde o seu surgimento. Neste trabalho, deseja-se solucionar um problema de mix (mistura) de produtos no setor lácteo, em que deseja-se investigar a quantidade de cada produto a ser produzido, de forma a maximizar o valor monetário de venda. Ao mesmo tempo, deseja-se minimizar o custo total com os investimentos necessários para a produção. Esta relação conflituosa resultou em um problema multiobjetivo em que há uma função objetivo linear e uma outra quadrática, sujeito a um conjunto de restrições que modelam as regras da produção. Como a estrutura do problema possui garantidamente uma fronteira de Pareto ótima convexa, a estratégia utilizada para se obter uma amostra do conjunto Pareto foi a P lâmbda, com o uso de tabela Hash para armazenar soluções distintas. No total foram encontradas 89 soluções que foram divididas entre dois conjuntos, um contendo estratégias lucrativas e outro com as danosas financeiramente. Com o conjunto final de soluções não dominadas lucrativas, o decisor pode selecionar a estratégia que mais interessante, de acordo com o potencial de investimento a empresa possui. |