Resumo |
O rio Paranaíba nasce na Serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba – MG. É um dos principais rios de Minas Gerais e formador do rio Paraná, quando conflui com o rio Grande na divisa dos Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Possui uma ictiofauna com cerca de 114 espécies, de acordo com os últimos levantamentos. Mas apesar de apresentar importância “muito alta” para a conservação da biodiversidade, segundo organismos internacionais, ainda é um ambiente pouco estudado. A conservação da biodiversidade envolve muitas etapas, que passam do conhecimento desta, avaliação da situação do meio ambiente na qual os organismos vivem, planos de conservação para áreas degradadas até manejo de espécies ameaçadas. Tais propostas de conservação e manejo, entretanto, não são eficientes sem o apoio da população, que virá com o conhecimento acerca da biodiversidade local. Neste sentido, o projeto em sua primeira etapa consistiu em um levantamento da ictiofauna do leito do rio Paranaíba em seu primeiro trecho, entre a nascente e o município de Patos de Minas. Encarando-se a escola como instituição voltada para formar cidadãos e não somente repassar fatos, é fundamental que o tema meio ambiente esteja sempre em destaque, para que os alunos desenvolvam-se com as noções de responsabilidade social e respeito à natureza. O presente trabalho, por conseguinte, mostra uma campanha de educação ambiental realizada com os alunos das escolas da rede estadual do município de Rio Paranaíba, onde se localiza a nascente do rio Paranaíba, particularmente entre estudantes de Ensino Médio. Além da biodiversidade da ictiofauna do rio Paranaíba também foram abordados outros temas, como a importância da água e o bioma Cerrado, onde está inserida a região do município e a nascente do rio. Foram realizadas 5 palestras para aproximadamente 120 estudantes. Nestas foram aplicados questionários contendo questões abertas antes e após as intervenções, com a finalidade de avaliar parcialmente o impacto das atividades de educação ambiental no público alvo. O resultado das correções dos questionários foi satisfatório, permitindo presumir que os alunos absorveram bastante o conteúdo, já que, inicialmente as respostas tiveram índice de erros bem mais elevados que o apresentado após. |