Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Orientações Gerais - Submissão de Trabalhos

 

Orientações

Prazos

Inscrições Gerais: 02/06/2025 até as 17h de 20/10/2025.

Submissão de Trabalhos (Resumos): 02/06/2025 até as 17h de 17/07/2025.

Verificação e Aprovação dos Resumos pelos Orientadores: 02/06/2025 até as 17h de 31/07/2025.

Avaliação dos Resumos pelas Comissões da UFV: 04/08/2025 até as 17h de 04/09/2025.

Resultado Preliminar: 10/09/2025.

Interposição de Recursos: 11/09/2025 até as 17h de 12/09/2025.

Resultado Final: 15/09/2025.

Submissão de Apresentações (Painel e Vídeo)*: 15/09/2025 até as 17h de 1°/10/2025.
*As apresentações na modalidade painel irão acontecer, obrigatoriamente, no formato presencial. Os participantes deverão, também, inserir o arquivo do painel a ser apresentado.
As apresentações na modalidade vídeo irão acontecer, obrigatoriamente, no formato online, com a submissão do link para o vídeo.


Normas para Elaboração do Resumo

1. O Título deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido no painel e na apresentação oral. Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.

2. O Primeiro Autor será, obrigatoriamente, o apresentador do trabalho.
Cada participante poderá apresentar somente 1(um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em cadastrá-lo no sistema.
No momento da submissão do resumo, o participante deverá optar por um dos formatos de apresentação do trabalho: Painel ou Vídeo.

3. O Segundo Autor será, obrigatoriamente, o(a) orientador(a).

4. A equipe de trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.

4. O Resumo deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.

5. Conteúdo dos resumos:

  • Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.
  • Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.
  • Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.

Importante: Antes da submissão do resumo, o participante deve conferir todos os dados e, se necessário, proceder às correções antes do lançamento definitivo. Quando do período de verificação dos resumos pelos orientadores indicados, estes poderão efetuar novas correções.
Não será realizada qualquer correção após o prazo verificação dos trabalhos pelos orientadores.
O certificado de apresentação será emitido conforme as informações inseridas no sistema.

A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.

Normas para as Apresentações dos Trabalhos

Os trabalhos da edição 2025 do SIA serão apresentados nos seguintes formatos:

  1. Painel
  2. Vídeo
    2.1 Mesa Redonda

1. Formato Painel

As apresentações na modalidade painel irão acontecer, obrigatoriamente, no formato presencial. Os participantes deverão, também, inserir o arquivo do painel a ser apresentado no sistema do evento. O painel deverá ser confeccionado de acordo com o Template Oficial do SIA 2025.

a) Dimensões do Painel a ser Impresso

  • Largura: 90cm
  • Altura: 120cm

b) Conteúdo do Painel (conforme Template Oficial do SIA 2025)

  • Título (idêntico ao do resumo aceito)
  • Nomes dos autores
  • Área temática (inserir o nome da ODS vinculada ao trabalho)
  • Categoria do trabalho: Ensino, Pesquisa ou Extensão
  • Introdução e/ou justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e/ou ações desenvolvidas; conclusões e/ou considerações finais; principais referências bibliográficas que foram usadas como suporte (até 5); demais instituições de financiamento, se houver.

c) Outras Considerações:

  • O painel deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou outros recursos gráficos
  • O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro

d) Da Apresentação Presencial do Painel

  • A apresentação dos painéis será entre os dias 21, 22 e 23 de outubro de 2025, e os mesmos deverão ser expostos na data e local posteriormente divulgados
  • Os painéis deverão ser afixados pelos autores até 15 minutos antes de sua apresentação
  • Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do painel
  • A apresentação do painel deverá ser feita, obrigatoriamente, pelo primeiro autor. Não será permitida, em nenhuma hipótese, a apresentação pelo orientador
  • O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão
  • O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação
  • Todos os resumos submetidos para apresentação no formato painel, desde que aprovados pelo orientador e pela comissão de avaliação, serão apresentados nesse formato.

2. Formato Vídeo

Caso opte pelo formato vídeo, o autor deverá gravar a mídia em programa de sua preferência, sendo sugerido o Youtube, e inserir o link no campo indicado no momento do Cadastro da Apresentação. Após a submissão, o acesso ao link deverá estar livre e aberto. Em caso de exigência de login ou qualquer outro tipo de cadastro para visualização, o trabalho não será avaliado e será atribuída a nota 0.

Não será permitida alteração ou substituição de arquivo após a submissão da Apresentação por parte do autor no sistema do SIA

a) Instruções para a Produção do Vídeo:

  • Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa – Parte 1
  • Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa – Parte 2
  • Produzindo vídeos didáticos de qualidade na sua casa – Parte 3

b) Da Apresentação do Vídeo

  • O vídeo deverá ser apresentado obrigatoriamente pelo primeiro autor, podendo haver a participação de outros membros da equipe, desde que indicados no momento da submissão do resumo.
  • Logo no início, os participantes do vídeo deverão apresentar-se, indicando nome completo e instituição de origem.
  • O título do vídeo deverá ser o mesmo do resumo submetido
  • A duração do vídeo deverá ser de, no máximo, 10 minutos
  • Todos os resumos submetidos para apresentação no formato vídeo, desde que aprovados pelo orientador e pela Comissão Docente da UFV, serão apresentados nesse formato.

2.1. Mesa Redonda

Instruções para Participação nas Mesas Redondas do SIA

a) Formato de Submissão

Somente serão considerados para seleção os resumos submetidos com formato de apresentação em vídeo.

Os trabalhos apresentados nas mesas redondas concorrerão à premiação do evento, cujas informações serão divulgadas posteriormente.

b) Organização das Mesas Redondas

Serão organizadas até 17 mesas redondas, cada uma correspondente a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Cada mesa contará com, pelo menos, três trabalhos selecionados, sendo um de cada categoria: ensinopesquisa e extensão.

c) Dinâmica das Mesas Redondas

  • Cada estudante terá 10 minutos para apresentar seu trabalho, podendo utilizar data-show.
  • Após as apresentações, os dois avaliadores presenciais da mesa irão mediar uma discussão sobre os trabalhos, com ênfase em suas relações com o ODS tema da mesa.
  • É obrigatória a presença do orientador do estudante durante a mesa redonda.

d) Processo de Seleção

A seleção dos trabalhos será baseada nas notas atribuídas aos resumos submetidos no evento.

Os trabalhos com maior pontuação em cada categoria/ODS serão convidados a participar das mesas redondas.
pontuação mínima exigida para participação é de 85 pontos.

Em caso de empate, os resumos empatados serão reavaliados por consultores ad hoc, nomeados pela Comissão do evento.

Os demais trabalhos que atingirem a pontuação mínima ficarão como suplentes.

e) Convocação para Apresentação

Os estudantes selecionados serão convidados via e-mail cadastrado no sistema do evento, entre os dias 22/09 a 08/10, para participar da respectiva mesa redonda.

  • não aceite expresso do convite resultará na apresentação do trabalho somente em formato de vídeo, sem prejuízo ao participante. O suplente imediatamente mais bem avaliado será então convidado.
  • ausência de resposta no prazo estipulado será considerada como declínio, e o suplente será convidado.
  • Caso o estudante aceite o convite, mas não compareça, a apresentação em vídeo não será considerada válida para o evento.

f) Datas e Locais

As mesas redondas ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, nos seguintes horários (poderá haver alteração):

  • Manhã: 10h às 12h
  • Noite: 18h30 às 20h30

Os locais de realização das mesas redondas serão divulgados posteriormente.

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