Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Ensino médio |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Ciências Biológicas |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Letícia Passini Gonçalves Silva |
Orientador | EDUARDO FRANCA CASTRO |
Outros membros | Giulia Betoni Fabrini Sanches |
Título | Investigação do Potencial da Ilustração Científica no Ensino de Biologia para Alunos do Ensino Médio |
Resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto da utilização da ilustração científica no ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio, considerando seus efeitos na aprendizagem, no interesse e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e visuais. A partir desse propósito, realizou-se uma análise comparativa preliminar entre dois livros didáticos com conteúdo de Biologia voltados para o ensino médio, ambos de volume único, com diferentes perfis e públicos-alvo. O primeiro livro, com linguagem mais técnica e abordagem mais direcionada a professores, apresentou 303 imagens distribuídas em 7 capítulos. Já o segundo, adotado oficialmente pela rede pública de ensino, teve 120 imagens analisadas em 8 capítulos. Observou-se uma média de proporção de ilustrações científicas em relação ao total de imagens foi de 0,61 no primeiro livro analisado e 4,80 no segundo livro analisado. A qualidade, fidelidade e nível de detalhamento das imagens científicas foram significativamente superiores no primeiro livro, que apresenta representações precisas e altamente informativas das estruturas biológicas e químicas. Por outro lado, o segundo livro revelou amplitude maior de variação na precisão e clareza visual, contendo imagens simplificadas ou com valor didático limitado em alguns trechos. Essas observações preliminares são fundamentais para os objetivos específicos da pesquisa, que envolvem desenvolver e aplicar atividades com ilustrações científicas, comparar o desempenho dos alunos em contextos com e sem o uso desse recurso, e avaliar seu impacto na motivação, observação e pensamento crítico. Os dados sugerem que a simples presença de imagens não garante eficácia no ensino, sendo essencial considerar sua qualidade e contextualização pedagógica. Os resultados esperados apontam para o reconhecimento da ilustração científica como uma ferramenta capaz de promover maior compreensão dos conteúdos, despertar o interesse dos estudantes e apoiar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação científica. Além disso, a análise comparativa reforça a necessidade de materiais didáticos que aliem rigor técnico e acessibilidade, o que pode subsidiar futuras propostas pedagógicas e inovação no ensino de Biologia. |
Palavras-chave | Ilustração científica, Ensino de biologia, Ensino médio |
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Link para apresentação | Painel |
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