Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22147

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Letícia Passini Gonçalves Silva
Orientador EDUARDO FRANCA CASTRO
Outros membros Giulia Betoni Fabrini Sanches
Título Investigação do Potencial da Ilustração Científica no Ensino de Biologia para Alunos do Ensino Médio
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto da utilização da ilustração científica no ensino de Biologia para alunos do Ensino Médio, considerando seus efeitos na aprendizagem, no interesse e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e visuais. A partir desse propósito, realizou-se uma análise comparativa preliminar entre dois livros didáticos com conteúdo de Biologia voltados para o ensino médio, ambos de volume único, com diferentes perfis e públicos-alvo.
O primeiro livro, com linguagem mais técnica e abordagem mais direcionada a professores, apresentou 303 imagens distribuídas em 7 capítulos. Já o segundo, adotado oficialmente pela rede pública de ensino, teve 120 imagens analisadas em 8 capítulos. Observou-se uma média de proporção de ilustrações científicas em relação ao total de imagens foi de 0,61 no primeiro livro analisado e 4,80 no segundo livro analisado. A qualidade, fidelidade e nível de detalhamento das imagens científicas foram significativamente superiores no primeiro livro, que apresenta representações precisas e altamente informativas das estruturas biológicas e químicas. Por outro lado, o segundo livro revelou amplitude maior de variação na precisão e clareza visual, contendo imagens simplificadas ou com valor didático limitado em alguns trechos.
Essas observações preliminares são fundamentais para os objetivos específicos da pesquisa, que envolvem desenvolver e aplicar atividades com ilustrações científicas, comparar o desempenho dos alunos em contextos com e sem o uso desse recurso, e avaliar seu impacto na motivação, observação e pensamento crítico. Os dados sugerem que a simples presença de imagens não garante eficácia no ensino, sendo essencial considerar sua qualidade e contextualização pedagógica.
Os resultados esperados apontam para o reconhecimento da ilustração científica como uma ferramenta capaz de promover maior compreensão dos conteúdos, despertar o interesse dos estudantes e apoiar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação científica. Além disso, a análise comparativa reforça a necessidade de materiais didáticos que aliem rigor técnico e acessibilidade, o que pode subsidiar futuras propostas pedagógicas e inovação no ensino de Biologia.
Palavras-chave Ilustração científica, Ensino de biologia, Ensino médio
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