Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21802

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rafael Silva Vieira
Orientador LEONARDO ESTEVES LOPES
Outros membros Otávio Douglas Resende Vieira
Título Biologia reprodutiva da seriema (Cariama cristata)
Resumo O estudo foi realizado através do programa de iniciação científica onde tivemos como objetivo descrever a biologia reprodutiva da seriema (Cariama cristata), visto que a literatura científica sobre esta importante ave ainda é escassa e nebulosa, mesmo questões básicas de história natural. O estudo focou nos aspectos reprodutivos e conseguimos trazer a tona fatos que não haviam sido confirmados e também novas descobertas sobre a história natural da seriema.
Ao longo de um ano, acompanhamos sete casais de seriemas da UFV Campus Florestal, realizando o processo de habituação com os pesquisadores e coletando informações comportamentais. Durante a temporada reprodutiva, coletamos dados dos ninhos de casais de seriemas de Florestal e também de Viçosa, totalizando uma coleta de dados de 17 ninhos. Além disso, para uma descrição do cuidado parental do ninho, posicionamos uma câmera em um dos ninhos monitorados durante o período de uma semana.
Realizamos uma extensa revisão na literatura científica, contendo documentos históricos e artigos mais atuais, datando desde 1821 até 2023, procuramos por todos aqueles documentos contendo o termo "Cariama cristata". Fizemos uma análise de todos os dados de ciência cidadã disponíveis no Wikiaves, uma importante ferramenta de democratização da ciência e cada vez mais importante na pesquisa ornitológica. E por fim, procuramos dados reprodutivos da seriema em coleções ornitológicas disponíveis de forma online pela Western Foundation of Vertebrate Zoology que contém a maior coleção de ovos de aves do mundo.
Nossos resultados mostram informações importantes sobre a biologia reprodutiva da espécie, tal qual o período reprodutivo da seriema, que começa em Outubro e pode se estender até Abril, aproveitando toda estação chuvosa e consequente disponibilidade de recursos. O ninho da seriema é feito com galhos que variam entre 150 mm e 850 mm de comprimento e 20 mm de espessura. Ele é em formato de cesto com 235 mm de altura, 65 mm de profundidade, 527 mm de diâmetro menor e 675 de diâmetro maior. A altura do ninho em relação ao chão é de 5 m e ele é forrado com casca de árvore triturada e esterco bovino.
O número de ovos da postura da seriema é de 2 a 3 ovos com formato oval e coloração creme com padrões de pontinhos amarronzados. O número de ninhegos varia de 1 a 3 que possuem diferença de idade entre si e são semi-altriciais. Ambos os pais revezam na incubação e aquecimento, assim como na alimentação dos ninhegos que é uma dieta carnívora durante esta fase em seu desenvolvimento.
Compreender aspectos básicos da biologia reprodutiva da seriema nos permite realizar perguntas mais profundas sobre sua história natural e estabelece pontos referenciais para demais pesquisas ornitológicas, progredindo nosso conhecimento desta espécie fascinante que ocupa um papel importante nos ecossistemas de quase todo Brasil.
Palavras-chave Seriema, biologia reprodutiva, história natural
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Painel
Gerado em 0,72 segundos.