Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21710

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leonardo Silveira Goulart Silva
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Carlos Eduardo Milagres Cardoso, GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI, Ítalo Santiago Alves Viana, Jhonatan Carlos de Oliveira Silva
Título Nível de prontidão para a prática de exercício físico em mulheres participantes do torneio universitário INTERCURSO.
Resumo Com o intuito de identificar indivíduos para os quais a atividade física pode ser inadequada ou que necessitam de orientação médica antes de iniciar exercícios, Shepard em 1988 propôs o questionário Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR-Q). O questionário consiste em sete itens dicotômicos (sim/não) que avaliam fatores como condições cardíacas, episódios de desmaio, problemas musculoesqueléticos e idade. O Torneio do INTERCURSO tem como objetivo proporcionar um ambiente de prática esportiva entre os cursos nos seguintes esportes: Futsal, Voleibol, Basquete, Handebol, Natação, Peteca e Xadrez, tanto masculino quanto feminino. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de prontidão para exercício físico em atletas mulheres participantes do torneio universitário INTERCURSO. Foram recrutadas 40 atletas mulheres participantes do torneio de futsal do Campus Florestal da UFV. O questionário PAR-Q foi aplicado presencialmente utilizando um link do Google Forms, seguindo fielmente o formato original da publicação de 1988. Foram coletados dados antropométricos para caracterização da amostra, incluindo idade (20,30 ± 5,57 anos), peso (64,15 ± 15,14 kg) e altura (1,64 ± 0,07 m). O projeto foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Após a análise chegamos ao seguinte resultado: Onze atletas (27,5% da amostra) foram consideradas inaptas para a prática de atividade física, tendo respondido "sim" a uma ou mais perguntas do PAR-Q. Esse percentual é relativamente alto em comparação a outros estudos, que relatam taxas de inaptidão próximas. Os itens mais assinalados foram: "Você costuma se sentir desmaiado ou ter crises de tontura intensa?", "Algum médico já disse que a sua pressão arterial estava muito alta?", "O seu médico já lhe disse que você tem algum problema ósseo ou articular, como artrite, que piorou com o exercício ou que poderia piorar com a prática de exercícios?". Com base nesses resultados, concluiu-se que o nível de preparo para atividade física entre as atletas do torneio INTERCURSO é moderado, com 72,5% das participantes consideradas aptas. Esses achados reforçam a importância de desenvolver estratégias específicas para melhorar a aptidão física dessa população universitária, além de sugerir a necessidade de acompanhamento individualizado para os casos de inaptidão identificados.
Palavras-chave Preparo Físico, Esporte, Saúde
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,73 segundos.