Resumo |
A presente pesquisa, ainda em fase de desenvolvimento, propõe-se a refletir sobre os impactos das fake news na educação e na formação docente, com foco nos licenciandos do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Seu objetivo é discutir sobre o impacto das fake news e suas implicações sociopolíticas e históricas na educação, visando fundamentar a criação de uma proposta de oficina que promova uma abordagem crítica e reflexiva sobre o tema, embasada nos novos letramentos da Linguística Aplicada e na Linguística Textual e Sociocognitiva como fundamentação para a análise textual/discursiva. A pesquisa encontra motivação na percepção de lacunas formativas durante a graduação em Letras, particularmente no que diz respeito à ausência de uma abordagem mais sistemática sobre os discursos digitais e a desinformação. Embora documentos oficiais como a BNCC (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2015 e 2019) apontem para a importância da formação de leitores críticos, observa-se um distanciamento entre tais normativas e as práticas efetivamente desenvolvidas na formação inicial de professores. Parte-se da hipótese de que a formação inicial dos licenciandos em Letras ainda é insuficiente para prepará-los a lidar com as especificidades das fake news e com as exigências da cultura informacional, o que pode comprometer sua atuação como mediadores do letramento crítico no campo digital. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e propositivo, pretende realizar uma revisão teórica que contemple, em um primeiro momento, os impactos sociopolíticos das fake news na educação e na formação docente e, em um segundo momento, investigue o papel do professor na mediação da leitura crítica a partir da análise de práticas e materiais já produzidos e disponibilizados em espaços diversos. A etapa seguinte prevê a elaboração de uma oficina fundamentada em pressupostos críticos, recorrendo à Linguística Textual e à abordagem Sociocognitiva como base para a análise textual-discursiva das fake news, compreendidas neste trabalho não apenas como textos que veiculam informações falsas, mas como construções discursivas que moldam percepções de realidade por meio de estratégias linguísticas e argumentativas. Espera-se que a pesquisa subsidie a construção de uma oficina que promova a reflexão crítica de licenciandos sobre os desafios das fake news enquanto profissionais de Língua Portuguesa. |