Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21514

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Ana Carolina da Cruz Alves
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título Lazer, infâncias e o brincar na escola
Resumo O estudo objetivou analisar a constituição das infâncias em uma escola pública localizada no município de Pará de Minas. A investigação enfatizou a relação existente entre o brincar e a dinâmica escolar, principalmente, nos tempos de recreio, aulas de educação física, entrada e saída da escola de crianças de 6 a 12 anos. O estudo abordou as seguintes questões: como se dá a relação dos tempos instituídos no espaço escolar e o brincar da criança? De que forma, o
brincar é mobilizado nas estratégias de desenvolvimento das crianças? Para a realização da investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa, que consistiu-se na combinação entre a revisão bibliográfica e pesquisa de campo com a observação não-participante como principais procedimentos metodológicos utilizados. A revisão bibliográfica permitiu a fundamentação teórica do estudo sob a égide da Sociologia da infância, enquanto a observação não-participante possibilitou o acompanhamento das interações das crianças em seu ambiente escolar, sem que houvesse interferência direta da pesquisadora nas dinâmicas pedagógicas e sociais ali presentes. A pesquisa evidenciou o papel central que o brincar desempenha nas interações sociais das crianças, bem como na promoção do desenvolvimento motor, emocional e social durante a infância. Destacou-se, ainda, a influência significativa das práticas pedagógicas nas oportunidades e condições oferecidas para que o brincar esteja presente no cotidiano escolar. Constatou-se que o brincar é um elemento fundamental e indispensável para o desenvolvimento integral das crianças, sendo capaz de potencializar habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. Além disso, observou-se que as experiências lúdicas vivenciadas pelas crianças são diretamente influenciadas pelos contextos familiares, escolar e comunitário nos quais elas estão inseridas, o que evidencia a importância de considerar a articulação entre esses diferentes espaços para garantir a riqueza da produção das cultiras infantis, bem como torná-las completa e significativa. Nos últimos anos, estudos no campo da sociologia da infância contribuíram para a compreensão das crianças como sujeitos dotados de pensamento reflexivo, crítico e com capacidade de realização de ações como prova de si mesmo e do que são como seres inteligentes e socialmente competentes. Essa perspectiva e as relações do brincar observadas na escola apontam para a ideia de que a dinâmica escolar deve evitar a concepção de criança voltada para o futuro, mas explorar a fase da infância em
si mesma, considerando que as relações estabelecidas pelas crianças com seus pares são responsáveis pelas
construções das identidades culturais. Portanto, o estudo considerou que as produções culturais das crianças ocorrem por meio da interação com os grupos sociais (amigos, adultos, crianças e outros) em que estão inseridas.
Palavras-chave Brincar, Infância(s), Escola.
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