Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Ana Carolina da Cruz Alves |
Orientador | MARCILIA DE SOUSA SILVA |
Outros membros | MARCILIA DE SOUSA SILVA |
Título | Lazer, infâncias e o brincar na escola |
Resumo | O estudo objetivou analisar a constituição das infâncias em uma escola pública localizada no município de Pará de Minas. A investigação enfatizou a relação existente entre o brincar e a dinâmica escolar, principalmente, nos tempos de recreio, aulas de educação física, entrada e saída da escola de crianças de 6 a 12 anos. O estudo abordou as seguintes questões: como se dá a relação dos tempos instituídos no espaço escolar e o brincar da criança? De que forma, o brincar é mobilizado nas estratégias de desenvolvimento das crianças? Para a realização da investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa, que consistiu-se na combinação entre a revisão bibliográfica e pesquisa de campo com a observação não-participante como principais procedimentos metodológicos utilizados. A revisão bibliográfica permitiu a fundamentação teórica do estudo sob a égide da Sociologia da infância, enquanto a observação não-participante possibilitou o acompanhamento das interações das crianças em seu ambiente escolar, sem que houvesse interferência direta da pesquisadora nas dinâmicas pedagógicas e sociais ali presentes. A pesquisa evidenciou o papel central que o brincar desempenha nas interações sociais das crianças, bem como na promoção do desenvolvimento motor, emocional e social durante a infância. Destacou-se, ainda, a influência significativa das práticas pedagógicas nas oportunidades e condições oferecidas para que o brincar esteja presente no cotidiano escolar. Constatou-se que o brincar é um elemento fundamental e indispensável para o desenvolvimento integral das crianças, sendo capaz de potencializar habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. Além disso, observou-se que as experiências lúdicas vivenciadas pelas crianças são diretamente influenciadas pelos contextos familiares, escolar e comunitário nos quais elas estão inseridas, o que evidencia a importância de considerar a articulação entre esses diferentes espaços para garantir a riqueza da produção das cultiras infantis, bem como torná-las completa e significativa. Nos últimos anos, estudos no campo da sociologia da infância contribuíram para a compreensão das crianças como sujeitos dotados de pensamento reflexivo, crítico e com capacidade de realização de ações como prova de si mesmo e do que são como seres inteligentes e socialmente competentes. Essa perspectiva e as relações do brincar observadas na escola apontam para a ideia de que a dinâmica escolar deve evitar a concepção de criança voltada para o futuro, mas explorar a fase da infância em si mesma, considerando que as relações estabelecidas pelas crianças com seus pares são responsáveis pelas construções das identidades culturais. Portanto, o estudo considerou que as produções culturais das crianças ocorrem por meio da interação com os grupos sociais (amigos, adultos, crianças e outros) em que estão inseridas. |
Palavras-chave | Brincar, Infância(s), Escola. |
Apresentações |
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