Resumo |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento do sistema L.U.C.I.O. (Log-based Unit Core for Intelligent Outcomes), uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA) voltada à avaliação da aprendizagem em Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVAs), integrados à plataforma UFV Virtual Labs, utilizada no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A pesquisa foi motivada pela necessidade de superar as limitações impostas pelas metodologias tradicionais de avaliação em ambientes virtuais, visando promover processos avaliativos mais eficientes, personalizados e formativos, capazes de fornecer devolutivas pedagógicas significativas tanto para estudantes quanto para professores. O objetivo principal foi desenvolver e validar uma solução capaz de analisar registros das práticas virtuais realizadas pelos alunos, gerar métricas objetivas de desempenho e produzir relatórios personalizados, contendo orientações pedagógicas adaptadas ao desempenho individual de cada estudante. Como metodologia, o projeto foi estruturado em sete etapas: revisão da literatura; mapeamento de ferramentas; definição da estrutura de coleta de dados; desenvolvimento, implementação e integração do sistema; desenvolvimento do módulo avaliativo adaptativo; testes e validação das funcionalidades; e elaboração de relatórios técnicos. Como resultado, destaca-se o desenvolvimento do sistema L.U.C.I.O., integrado à plataforma UFV Virtual Labs, utilizando-se de Large Language Models (LLMs) e da técnica de Retrieval-Augmented Generation (RAG). O sistema é capaz de processar registros das práticas virtuais, identificar acertos e erros, calcular métricas objetivas, gerar relatórios personalizados e fornecer orientações pedagógicas específicas a cada aluno. Os testes realizados indicaram que o sistema funciona como uma ferramenta de avaliação, permitindo ao professor acompanhar o desempenho dos estudantes e ao aluno receber devolutivas detalhadas e adaptadas ao seu progresso. Conclui-se que o uso de IA em LVAs, como o sistema L.U.C.I.O., representa uma solução tecnicamente viável e inovadora para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, com potencial de expansão para novas funcionalidades. |