Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21468

Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gustavo Fonseca do Prado
Orientador DANIELLE FRANCO NICOLAU
Outros membros Kaike Leon Valente, Ludmila Campos Amaral, Vítor Flávio Macedo Silva
Título Entre algoritmos e aprendizagem: a inteligência artificial na formação docente e no ensino de Matemática
Resumo O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tem como tema central a integração da Inteligência Artificial (IA) na formação inicial de professores e no ensino de Matemática representa um avanço necessário diante das transformações tecnológicas que caracterizam o século XXI. Vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o presente trabalho tem como foco a preparação de licenciandos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática para o uso crítico e pedagógico de ferramentas baseadas em IA. A proposta se justifica não apenas pela crescente presença dessas tecnologias na sociedade, mas também pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a inclusão da cultura digital no currículo escolar, destacando a importância do uso ético, consciente e criativo das tecnologias educacionais.

Os licenciandos participantes foram envolvidos em uma formação que contemplou desde cursos promovidos por instituições como Fundação Itaú e Bradesco até atividades práticas com ferramentas como ChatGPT, Canva com IA, Khanmigo e Perplexity. Também foram incluídas leituras críticas de artigos científicos e discussões sobre os impactos da IA na educação. As metodologias adotadas valorizaram a leitura guiada, os debates, a produção textual e a elaboração de propostas didáticas, sempre com o apoio da IA. Essa abordagem permitiu que os futuros professores não apenas compreendessem as potencialidades dessas tecnologias, mas também refletissem sobre seus limites e desafios.

Como resultado, observou-se o desenvolvimento do letramento digital crítico, a ampliação da criatividade no planejamento de aulas e uma compreensão mais aprofundada sobre o papel da IA no contexto educacional. Os participantes reconheceram que, embora a IA possa ser uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem, ela não substitui o trabalho docente, tampouco a mediação humana essencial na educação. Destacou-se, ainda, a necessidade de uma formação ética, capaz de preparar os professores para tomar decisões conscientes diante dos dilemas impostos pelas novas tecnologias.

Conclui-se, portanto, que a integração da IA na formação inicial de professores é não apenas oportuna, mas urgente. É fundamental que os docentes em formação desenvolvam competências para lidar com tecnologias emergentes de forma crítica e reflexiva. Assim, a IA pode ser não uma ameaça, mas uma aliada valiosa na construção de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e coerentes com as demandas contemporâneas da educação.
Palavras-chave IA, Educação, Ensino
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