Instituição | Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal |
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Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Gustavo Fonseca do Prado |
Orientador | DANIELLE FRANCO NICOLAU |
Outros membros | Kaike Leon Valente, Ludmila Campos Amaral, Vítor Flávio Macedo Silva |
Título | Entre algoritmos e aprendizagem: a inteligência artificial na formação docente e no ensino de Matemática |
Resumo | O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tem como tema central a integração da Inteligência Artificial (IA) na formação inicial de professores e no ensino de Matemática representa um avanço necessário diante das transformações tecnológicas que caracterizam o século XXI. Vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o presente trabalho tem como foco a preparação de licenciandos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática para o uso crítico e pedagógico de ferramentas baseadas em IA. A proposta se justifica não apenas pela crescente presença dessas tecnologias na sociedade, mas também pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a inclusão da cultura digital no currículo escolar, destacando a importância do uso ético, consciente e criativo das tecnologias educacionais. Os licenciandos participantes foram envolvidos em uma formação que contemplou desde cursos promovidos por instituições como Fundação Itaú e Bradesco até atividades práticas com ferramentas como ChatGPT, Canva com IA, Khanmigo e Perplexity. Também foram incluídas leituras críticas de artigos científicos e discussões sobre os impactos da IA na educação. As metodologias adotadas valorizaram a leitura guiada, os debates, a produção textual e a elaboração de propostas didáticas, sempre com o apoio da IA. Essa abordagem permitiu que os futuros professores não apenas compreendessem as potencialidades dessas tecnologias, mas também refletissem sobre seus limites e desafios. Como resultado, observou-se o desenvolvimento do letramento digital crítico, a ampliação da criatividade no planejamento de aulas e uma compreensão mais aprofundada sobre o papel da IA no contexto educacional. Os participantes reconheceram que, embora a IA possa ser uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem, ela não substitui o trabalho docente, tampouco a mediação humana essencial na educação. Destacou-se, ainda, a necessidade de uma formação ética, capaz de preparar os professores para tomar decisões conscientes diante dos dilemas impostos pelas novas tecnologias. Conclui-se, portanto, que a integração da IA na formação inicial de professores é não apenas oportuna, mas urgente. É fundamental que os docentes em formação desenvolvam competências para lidar com tecnologias emergentes de forma crítica e reflexiva. Assim, a IA pode ser não uma ameaça, mas uma aliada valiosa na construção de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e coerentes com as demandas contemporâneas da educação. |
Palavras-chave | IA, Educação, Ensino |
Apresentações |
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