Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21376

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Janaina Mota Fiuza da Silva
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Ana Gabriela Oliveira Britto Queiroz, Jadson Martins Conrado, ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO, VANELLE MARIA DA SILVA
Título Determinação da vida de prateleira do mel cremoso produzido em agitador mecânico por meio de aceitação sensorial e intenção de compra
Resumo A demanda por alimentos de alto valor agregado tem impulsionado o desenvolvimento de métodos para o processamento do mel in natura, como a obtenção do mel cremoso pelo processo de cristalização controlada. Por se tratar de um novo produto, avaliar as características sensoriais é fundamental para assegurar sua qualidade ao longo do tempo de armazenamento. A vida de prateleira é o tempo em que o alimento armazenado em condições ideais mantém suas propriedades sensoriais e nutricionais, sem deterioração, garantindo a qualidade e, logo, a aceitação dos consumidores. Desse modo, objetivou-se determinar a vida de prateleira do mel cremoso produzido em agitador mecânico por meio de análises de aceitação sensorial e intenção de compra. O mel cremoso foi produzido pela metodologia Dyce (1975), com adaptações, e armazenado em incubadora BOD a 20 °C. As análises sensoriais foram realizadas, mensalmente, por 10 meses, com 1366 avaliadores, com uma média mensal de 124 avaliadores (120 a 132 avaliadores), todos consumidores frequentes de mel, com idade igual ou superior a 18 anos. Os avaliadores receberam uma amostra de 3 g de mel cremoso e avaliaram os atributos de aparência, sabor, textura e impressão global por meio da escala hedônica de nove pontos (“desgostei extremamente” a “gostei extremamente”), e a intenção de compra pela escala de cinco pontos (“certamente não compraria” a “certamente compraria”). Análises de variância e de regressão linear foram realizadas com α de 5%. A aceitação da aparência, sabor, textura e impressão global do mel cremoso, do mês 0 ao 10º mês, ficou, principalmente, entre 7 (gostei moderadamente) e 8 (gostei muito). A aceitação do sabor não foi afetada (P<0,05) pelo tempo de armazenamento. As aceitações da aparência, da textura e da impressão global variaram (P<0,05) quadraticamente, com valor máximo de, respectivamente, 7,80 com 9 meses, 7,96 de 7 meses e 7,65 com 6 meses de armazenamento, aproximadamente. A intenção de compra do mel cremoso, do mês 0 ao 10º mês, ficou, principalmente, entre 3 (talvez compraria) e 5 (certamente compraria). A intenção de compra aumentou linearmente (P<0,05) de 4,02 até 4,21 ao longo do tempo de armazenamento. Portanto, o mel cremoso produzido em agitador mecânico possui elevada qualidade sensorial e intenção de compra por uma vida de prateleira de, no mínimo, 10 meses armazenado à temperatura de 20 °C. Isso demonstra a viabilidade e o potencial do mel cremoso no mercado, especialmente, como alternativa para diversificação de produtos apícolas com maior valor agregado e de elevada qualidade, sendo um incentivo ao aumento do consumo de mel no Brasil.
Palavras-chave Aparência, sabor, intenção de compra
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