Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21296

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa UFV
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Marco Aurélio Viana da Silva
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros Ana Christina Rodrigues Barbosa, Clarice Nunes Rocha Coelho, Elton Bernardo Palhares, Gustavo Henrique Rocha de Oliveira, Luiz Augusto Maebara, Mariana Tasmo Coelho Silva, Raissa Rani de Souza Araujo
Título Transformando Saberes: Vivências Formativas e Impactos da Atuação no PET Educação
Resumo A vivência do Programa de Educação Tutorial (PET) se constitui em experienciar, na prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como pilares essenciais da formação universitária e da construção de uma sociedade mais crítica e transformadora. O Grupo PET Educação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal reúne estudantes de diferentes cursos de licenciatura que, por meio de reuniões, oficinas, seminários, eventos, produções midiáticas e atividades diversas, se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, exercitando o planejamento, a autonomia, a responsabilidade coletiva e o diálogo constante. O objetivo central dessa atuação é criar espaços formativos que articulem teoria e prática, que ampliem o alcance da universidade para além dos muros institucionais e que fortaleçam a formação docente, preparando futuros profissionais para lidar com desafios reais da sala de aula e da comunidade. Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se atividades que buscam articular teoria e prática, promover espaços de diálogo e formação, incentivar a produção e divulgação científica e ampliar o acesso ao conhecimento por meio de diferentes linguagens, como eventos de discussão, rodas de conversa, oficinas pedagógicas, visitas técnicas, produções audiovisuais, ciclos de seminários e o uso estratégico das mídias sociais para democratizar saberes. Essas iniciativas são pensadas e executadas coletivamente pelos petianos, sempre com o acompanhamento da tutora, mas valorizando a autonomia e o protagonismo discente em todas as etapas. Como resultados, observam-se impactos no desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico, pesquisa, extensão e engajamento social. Além disso, a troca constante entre petianos, comunidade acadêmica, escolas e público externo possibilita a criação de uma rede de apoio e aprendizado mútuo que extrapola a sala de aula, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a educação pública de qualidade. As vivências no PET também oportunizam experiências de gestão de projetos, organização de eventos, participação em congressos e produção de materiais educativos, o que fortalece a confiança, a liderança e a capacidade de lidar com desafios de forma criativa e colaborativa. Conclui-se que estar no PET Educação é mais do que integrar um programa: é aprender a transformar saberes, promover mudanças e ressignificar a formação docente de maneira plural, democrática e conectada com as reais necessidades da sociedade, isso é ser petiano.
Palavras-chave Relato de experiência, Formação profissional, Programa de Educação Tutorial.
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