Resumo |
A vivência do Programa de Educação Tutorial (PET) se constitui em experienciar, na prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como pilares essenciais da formação universitária e da construção de uma sociedade mais crítica e transformadora. O Grupo PET Educação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal reúne estudantes de diferentes cursos de licenciatura que, por meio de reuniões, oficinas, seminários, eventos, produções midiáticas e atividades diversas, se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, exercitando o planejamento, a autonomia, a responsabilidade coletiva e o diálogo constante. O objetivo central dessa atuação é criar espaços formativos que articulem teoria e prática, que ampliem o alcance da universidade para além dos muros institucionais e que fortaleçam a formação docente, preparando futuros profissionais para lidar com desafios reais da sala de aula e da comunidade. Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se atividades que buscam articular teoria e prática, promover espaços de diálogo e formação, incentivar a produção e divulgação científica e ampliar o acesso ao conhecimento por meio de diferentes linguagens, como eventos de discussão, rodas de conversa, oficinas pedagógicas, visitas técnicas, produções audiovisuais, ciclos de seminários e o uso estratégico das mídias sociais para democratizar saberes. Essas iniciativas são pensadas e executadas coletivamente pelos petianos, sempre com o acompanhamento da tutora, mas valorizando a autonomia e o protagonismo discente em todas as etapas. Como resultados, observam-se impactos no desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico, pesquisa, extensão e engajamento social. Além disso, a troca constante entre petianos, comunidade acadêmica, escolas e público externo possibilita a criação de uma rede de apoio e aprendizado mútuo que extrapola a sala de aula, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a educação pública de qualidade. As vivências no PET também oportunizam experiências de gestão de projetos, organização de eventos, participação em congressos e produção de materiais educativos, o que fortalece a confiança, a liderança e a capacidade de lidar com desafios de forma criativa e colaborativa. Conclui-se que estar no PET Educação é mais do que integrar um programa: é aprender a transformar saberes, promover mudanças e ressignificar a formação docente de maneira plural, democrática e conectada com as reais necessidades da sociedade, isso é ser petiano. |