Resumo |
O Ciclo de Seminários do PET Educação, desenvolvido no Campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa desde 2022, configura-se como uma prática pedagógica essencial voltada ao fortalecimento da formação crítica e ao aperfeiçoamento acadêmico dos estudantes de licenciatura. A atividade tem como eixo central a promoção de espaços de debate e reflexão sobre temas relevantes da área da educação, possibilitando aos discentes o exercício do pensamento crítico, a ampliação de repertórios teóricos e a construção coletiva de conhecimento. Ao início dos seminários cada membro do grupo PET é responsável por planejar, pesquisar, apresentar e mediar uma palestra sobre um tema escolhido, com o intuito de aprofundar discussões e dialogar com o público participante. A proposta busca não apenas aprimorar a oralidade, a postura e a organização dos petianos, mas também estimular a consciência sobre o papel social do educador, a partir da análise crítica de práticas pedagógicas, desafios da docência e as questões mais profundas da educação. Os seminários se tornam, assim, um espaço de formação contínua, no qual os participantes podem desenvolver habilidades comunicativas e argumentativas que se tornam fundamentais para o exercício da docência. O público-alvo inclui estudantes da graduação, servidores e demais interessados, o que enriquece as discussões por meio da diversidade de experiências e perspectivas. A metodologia adotada baseia-se na escolha de temas relevantes, organização de encontros presenciais e incentivo ao diálogo , garantindo a participação ativa dos envolvidos. Como resultados, espera-se o fortalecimento da identidade docente, o estímulo à pesquisa, a melhora na autoconfiança dos petianos ao se expressarem publicamente, além da ampliação da criticidade e do engajamento com os desafios educacionais contemporâneos. A atividade também contribui para que os estudantes se preparem melhor para situações reais de sala de aula, ao exercitarem a mediação de conteúdos, a argumentação e o enfrentamento de diferentes visões. A avaliação do Ciclo de Seminários é feita por meio da participação do público, comentários recebidos, feedbacks entre os membros e discussões com o tutor, permitindo ajustes contínuos e o aprimoramento do projeto. Dessa forma, o Ciclo de Seminários se consolida como uma importante estratégia formativa no PET Educação, aliando teoria e prática na construção de uma postura docente crítica, reflexiva e comprometida com a transformação social por meio da educação. |