Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21189

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lívia Rodrigues Pereira Medina
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros Gustavo Henrique Rocha de Oliveira, Luiz Augusto Maebara, Maria Clara Santos de Carvalho, Nicole Isabel da Silva
Título Ciclo de seminários como espaço de formação crítica e aperfeiçoamento acadêmico no PET Educação
Resumo O Ciclo de Seminários do PET Educação, desenvolvido no Campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa desde 2022, configura-se como uma prática pedagógica essencial voltada ao fortalecimento da formação crítica e ao aperfeiçoamento acadêmico dos estudantes de licenciatura. A atividade tem como eixo central a promoção de espaços de debate e reflexão sobre temas relevantes da área da educação, possibilitando aos discentes o exercício do pensamento crítico, a ampliação de repertórios teóricos e a construção coletiva de conhecimento. Ao início dos seminários cada membro do grupo PET é responsável por planejar, pesquisar, apresentar e mediar uma palestra sobre um tema escolhido, com o intuito de aprofundar discussões e dialogar com o público participante. A proposta busca não apenas aprimorar a oralidade, a postura e a organização dos petianos, mas também estimular a consciência sobre o papel social do educador, a partir da análise crítica de práticas pedagógicas, desafios da docência e as questões mais profundas da educação. Os seminários se tornam, assim, um espaço de formação contínua, no qual os participantes podem desenvolver habilidades comunicativas e argumentativas que se tornam fundamentais para o exercício da docência. O público-alvo inclui estudantes da graduação, servidores e demais interessados, o que enriquece as discussões por meio da diversidade de experiências e perspectivas. A metodologia adotada baseia-se na escolha de temas relevantes, organização de encontros presenciais e incentivo ao diálogo , garantindo a participação ativa dos envolvidos. Como resultados, espera-se o fortalecimento da identidade docente, o estímulo à pesquisa, a melhora na autoconfiança dos petianos ao se expressarem publicamente, além da ampliação da criticidade e do engajamento com os desafios educacionais contemporâneos. A atividade também contribui para que os estudantes se preparem melhor para situações reais de sala de aula, ao exercitarem a mediação de conteúdos, a argumentação e o enfrentamento de diferentes visões. A avaliação do Ciclo de Seminários é feita por meio da participação do público, comentários recebidos, feedbacks entre os membros e discussões com o tutor, permitindo ajustes contínuos e o aprimoramento do projeto. Dessa forma, o Ciclo de Seminários se consolida como uma importante estratégia formativa no PET Educação, aliando teoria e prática na construção de uma postura docente crítica, reflexiva e comprometida com a transformação social por meio da educação.
Palavras-chave Seminário, Formação docente, Extensão universitária
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,72 segundos.