Resumo |
A educação ambiental e científica voltada ao conhecimento dos polinizadores, especialmente das abelhas, tem se mostrado cada vez mais importante diante da atual perda de biodiversidade. Este trabalho tem como tema central a utilização de abelhas preservadas em blocos de resina epóxi como ferramenta didática no ensino de Ciências e Biologia, com foco na promoção da conscientização ambiental e na superação de desafios didáticos no contexto escolar. O público-alvo da ação inclui estudantes do ensino regular de escolas públicas, inseridos em realidades escolares que, muitas vezes, enfrentam limitações estruturais para o desenvolvimento de práticas laboratoriais e para a manutenção de coleções entomológicas educativas. A proposta parte da justificativa de que as abelhas desempenham papel vital na polinização e manutenção dos ecossistemas, mas ainda são amplamente desconhecidas, e por vezes temidas, por grande parte da população, o que dificulta abordagens pedagógicas mais próximas e sensoriais. Entre os objetivos estão: estimular o interesse dos estudantes pela diversidade de abelhas nativas, desmistificar o medo atrelado a esses insetos, desenvolver materiais didáticos duradouros e acessíveis, e fomentar o pensamento crítico e ecológico. A metodologia consistiu na coleta de espécimes de forma ética, sua preservação em resina epóxi, e aplicação dos blocos como recurso visual e tátil em aulas teóricas e práticas, bem como em eventos extraclasse. Ao longo da experiência, observou-se o engajamento dos estudantes, a curiosidade despertada pela visualização de diferentes morfologias e comportamentos das abelhas, além da facilitação no processo de ensino-aprendizagem por meio do manuseio seguro dos materiais. Também observou-se que muitos estudantes desconheciam a diversidade morfológica das abelhas, frequentemente confundindo algumas espécies com vespas e moscas, o que evidencia a importância de materiais didáticos que permitam o contato direto e seguro com esses organismos. Entre as principais dificuldades enfrentadas estão os custos dos insumos, e o preparo técnico necessário para a produção dos blocos. Contudo, os resultados indicam que os blocos em resina epóxi representam uma alternativa viável, atrativa, eficiente e duradoura frente aos desafios da prática escolar, promovendo uma aprendizagem mais significativa e ambientalmente comprometida. Conclui-se que o uso dessa metodologia contribui para a inovação no ensino de Ciências e Biologia, amplia o acesso ao conhecimento sobre biodiversidade e reforça a importância da preservação dos polinizadores para a sustentabilidade do planeta. |