Resumo |
O “Clubinho de Ciências” é uma atividade promovida pelo PET Educação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, com o objetivo de aproximar o conhecimento científico da realidade escolar por meio de uma abordagem que integra ensino, pesquisa e extensão. A proposta central é democratizar o acesso à ciência, mostrando que ela está presente no cotidiano das pessoas e não se restringe a especialistas ou ambientes acadêmicos. Além disso, busca-se desenvolver o pensamento crítico tanto nos estudantes da educação básica quanto nos licenciandos envolvidos, ao mesmo tempo em que se promove um diálogo constante entre a universidade e a comunidade. O público-alvo inclui alunos da educação básica das escolas parceiras, os professores dessas instituições e os próprios licenciandos do PET, que adquirem experiência docente ao participarem das ações. A comunidade escolar como um todo é impactada, uma vez que o projeto promove a popularização da ciência e estimula a criticidade. O “Clubinho de Ciências” é realizado em uma escola pública dentro do município de Florestal e, que seja utilizado o Ensino por Investigação, que incentiva a aprendizagem por meio da formulação de hipóteses a partir de problemas e questionamentos, favorecendo a construção ativa do conhecimento. Os petianos atuam em grupos interdisciplinares, realizando atividades semestrais com diferentes turmas do ensino fundamental, assegurando que todas vivenciem experiências variadas ao longo do projeto. A proposta contribui para a formação cidadã e crítica dos estudantes, desmistificando a ideia de que a ciência é inacessível, além de apoiar os professores com metodologias inovadoras e significativas. Ao final, os resultados são sistematizados em publicações para inspirar outros licenciandos e educadores a replicar práticas construtivas em suas jornadas acadêmicas. A avaliação é feita por meio de observações, relatórios, questionários e discussões coletivas no grupo PET, reconhecendo que os alunos são indivíduos únicos que devem ser acompanhados ao longo de todo o processo. O clubinho de ciências mostrou-se uma importante ferramenta de extensão universitária ao promover a popularização da ciência, cumprindo com o papel de romper barreiras entre universidade e comunidade escolar, fortalecendo a formação docente e tornando o conhecimento científico acessível e significativo para estudantes e professores da educação básica. |