Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 21071

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa UFV
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Maria Clara Santos de Carvalho
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros Lívia Rodrigues Pereira Medina, Nicole Isabel da Silva, Vitória Lucas Silva José
Título Clubinho de Ciências como Ferramenta de Aproximação entre Universidade e Escola pela Popularização da Ciência
Resumo O “Clubinho de Ciências” é uma atividade promovida pelo PET Educação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, com o objetivo de aproximar o conhecimento científico da realidade escolar por meio de uma abordagem que integra ensino, pesquisa e extensão. A proposta central é democratizar o acesso à ciência, mostrando que ela está presente no cotidiano das pessoas e não se restringe a especialistas ou ambientes acadêmicos. Além disso, busca-se desenvolver o pensamento crítico tanto nos estudantes da educação básica quanto nos licenciandos envolvidos, ao mesmo tempo em que se promove um diálogo constante entre a universidade e a comunidade. O público-alvo inclui alunos da educação básica das escolas parceiras, os professores dessas instituições e os próprios licenciandos do PET, que adquirem experiência docente ao participarem das ações. A comunidade escolar como um todo é impactada, uma vez que o projeto promove a popularização da ciência e estimula a criticidade. O “Clubinho de Ciências” é realizado em uma escola pública dentro do município de Florestal e, que seja utilizado o Ensino por Investigação, que incentiva a aprendizagem por meio da formulação de hipóteses a partir de problemas e questionamentos, favorecendo a construção ativa do conhecimento. Os petianos atuam em grupos interdisciplinares, realizando atividades semestrais com diferentes turmas do ensino fundamental, assegurando que todas vivenciem experiências variadas ao longo do projeto. A proposta contribui para a formação cidadã e crítica dos estudantes, desmistificando a ideia de que a ciência é inacessível, além de apoiar os professores com metodologias inovadoras e significativas. Ao final, os resultados são sistematizados em publicações para inspirar outros licenciandos e educadores a replicar práticas construtivas em suas jornadas acadêmicas. A avaliação é feita por meio de observações, relatórios, questionários e discussões coletivas no grupo PET, reconhecendo que os alunos são indivíduos únicos que devem ser acompanhados ao longo de todo o processo. O clubinho de ciências mostrou-se uma importante ferramenta de extensão universitária ao promover a popularização da ciência, cumprindo com o papel de romper barreiras entre universidade e comunidade escolar, fortalecendo a formação docente e tornando o conhecimento científico acessível e significativo para estudantes e professores da educação básica.
Palavras-chave Tríade universitária, Ciência, Educação Básica
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