Resumo |
O acesso ao lazer é um direito consolidado desde a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, mas ainda enfrenta desafios significativos para sua garantia, acesso e democratização junto à população brasileira. Reconhecendo a relevância desse direito, este estudo objetivou analisar como se estruturam e se materializam os programas sociais de lazer no município de Florestal/MG, considerando a atuação dos profissionais envolvidos em sua implementação. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, o trabalho combinou pesquisa bibliográfica, documental e de campo, mapeando projetos locais como o “Virando o Jogo”, “Educa Esporte”, “Capoeira Florestal” e “Container do Esporte”, entre outros. Além de identificar tais iniciativas, o estudo procurou compreender suas metodologias, os públicos atendidos e as formas de articulação com as políticas públicas municipais. A análise buscou compreender os sentidos atribuídos às práticas de lazer e esporte pelos agentes sociais e como essas práticas contribuem para a formação cidadã e o fortalecimento de vínculos sociais. O estudo parte do pressuposto de que as práticas de lazer e esporte transcendem o entretenimento, assumindo um papel formativo ao promover experiências culturais, sociais e educativas que dialogam com a realidade dos sujeitos. Ao serem incorporadas como elementos significativos da vida cotidiana, essas práticas potencializam a expressão de identidades, a construção coletiva de saberes e a ampliação de horizontes críticos. Nesse contexto, entende-se que tais ações podem contribuir diretamente para o reconhecimento do lazer como dimensão estratégica do desenvolvimento humano e da inclusão social. Os dados, obtidos por meio de entrevistas com agentes atuantes nos programas, foram tratados à luz da análise de conteúdo (Franco, 2008), permitindo identificar as múltiplas sensibilidades envolvidas nas ações e sua potência transformadora. As narrativas dos profissionais entrevistados revelaram percepções singulares sobre os impactos do lazer no cotidiano da população atendida, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A pesquisa reafirmou a necessidade de políticas públicas comprometidas com a democratização do acesso ao lazer e com a valorização da atuação profissional como agente de transformação social. Sendo assim, conclui-se que a qualificação dos programas e o fortalecimento das práticas culturais e esportivas contribuem para a consolidação do lazer como direito e ferramenta de cidadania. |