Resumo |
O PETcast é uma ação de extensão desenvolvida pelo grupo Programa de Educação Tutorial (PET Educação) do Campus UFV-Florestal com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento acadêmico por meio da produção de episódios em áudio, em formato de podcast, voltados a estudantes, professores e à sociedade em geral. A iniciativa surgiu da necessidade de ampliar as formas de diálogo entre universidade e comunidade, utilizando plataformas digitais e linguagens acessíveis para discutir temas relevantes no campo da educação, cultura e sociedade. A proposta central é tornar o saber universitário mais próximo da realidade cotidiana, promovendo a troca de ideias, a escuta ativa e o fortalecimento da comunicação como ferramenta pedagógica. Os episódios são produzidos bimestralmente por grupos de petianos, que se envolvem em todas as etapas do processo: escolha, pesquisa do tema, revisão de literatura e elaboração de roteiro, gravação, edição e divulgação em plataformas digitais com duração média de 10 a 30 minutos. Os temas são definidos de forma colaborativa e abordados com foco no diálogo e na construção coletiva do conhecimento. Ao mesmo tempo em que forma pontes de comunicação com públicos diversos, o projeto favorece o desenvolvimento da oratória, da autonomia, da criticidade e do trabalho em equipe, sendo uma prática formativa alinhada às demandas da docência contemporânea. Como resultados observados, destacam-se o aprimoramento das habilidades comunicativas dos petianos, a ampliação da visibilidade do PET Educação dentro e fora da universidade e a valorização da diversidade de vozes e experiências dentro do grupo. A ação tem sido avaliada por meio do alcance das plataformas de áudio, das interações com os ouvintes e das discussões em reuniões internas, demonstrando impacto positivo tanto na formação dos envolvidos quanto na aproximação da comunidade com o meio acadêmico. Assim, o PETcast consolida-se como uma prática extensionista relevante e atual ao promover um espaço de construção conjunta do saber, ao mesmo tempo em que fortalece a formação crítica, cidadã e comunicativa dos futuros docentes. |