Resumo |
A formação de professores enfrenta desafios no Brasil, principalmente no que se refere à inserção de licenciados no mercado de trabalho e à qualidade do processo formativo oferecido pelas instituições de ensino superior. Nesse contexto, compreender o percurso dos egressos dos cursos de Licenciatura e daqueles que participaram de programas como o Programa de Educação Tutorial (PET Educação) torna-se essencial para analisar as contribuições, fragilidades e impactos dessas experiências na atuação profissional docente. Assim, esta investigação objetiva analisar o perfil dos egressos do PET Educação UFV/CAF e suas percepções sobre o programa e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, considerando suas trajetórias e narrativas. Para tal, é necessário identificar os sujeitos egressos/as do programa, identificar aspectos relacionados a sua atuação profissional, mapear os espaços de atuação e as questões como renda, jornada, território, vínculo empregatício. A pesquisa de abordagem qualitativa com características exploratório-descritivas, articula pesquisa bibliográfica e de campo. o instrumento de pesquisa constitui-se de questionário elaborado pela ferramente Google forms a ser enviado para o e-mail dos 109 egressos do PET Educação Florestal, respeitando os procedimentos éticos de sigilo e consentimento. Os dados obtidos serão organizados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, possibilitando a identificação de categorias que expressem sentidos comuns, lacunas percebidas e contribuições formativas apontadas pelos participantes. Espera-se que os resultados desta investigação subsidiem reflexões institucionais sobre a adequação dos currículos, potencializando o diálogo entre teoria e prática, além de reforçar a importância de programas de ensino, extensão e pesquisa como estratégias para a consolidação dos saberes docentes. Pretende-se, ainda, que este estudo ofereça subsídios para o fortalecimento de políticas de acompanhamento de egressos e de formação continuada, visando a qualificação do ensino e a valorização da carreira docente. Dessa forma, a análise das trajetórias dos egressos poderá contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, para o redimensionamento de ações extensionistas e para o fortalecimento do compromisso social da universidade com a realidade educacional na qual seus licenciados se inserem. |