Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20808

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Elton Bernardo Palhares
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros Clarice Nunes Rocha Coelho, Iasmim Rios Labruna Quintão, Lorena Gonçalves de Oliveira, Mariana Tasmo Coelho Silva
Título Egressos dos Cursos de Licenciaturas e PET Educação UFV/CAF: Um Estudo sobre a Formação e Atuação Profissional
Resumo A formação de professores enfrenta desafios no Brasil, principalmente no que se refere à inserção de licenciados no mercado de trabalho e à qualidade do processo formativo oferecido pelas instituições de ensino superior. Nesse contexto, compreender o percurso dos egressos dos cursos de Licenciatura e daqueles que participaram de programas como o Programa de Educação Tutorial (PET Educação) torna-se essencial para analisar as contribuições, fragilidades e impactos dessas experiências na atuação profissional docente. Assim, esta investigação objetiva analisar o perfil dos egressos do PET Educação UFV/CAF e suas percepções sobre o programa e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, considerando suas trajetórias e narrativas. Para tal, é necessário identificar os sujeitos egressos/as do programa, identificar aspectos relacionados a sua atuação profissional, mapear os espaços de atuação e as questões como renda, jornada, território, vínculo empregatício. A pesquisa de abordagem qualitativa com características exploratório-descritivas, articula pesquisa bibliográfica e de campo. o instrumento de pesquisa constitui-se de questionário elaborado pela ferramente Google forms a ser enviado para o e-mail dos 109 egressos do PET Educação Florestal, respeitando os procedimentos éticos de sigilo e consentimento. Os dados obtidos serão organizados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, possibilitando a identificação de categorias que expressem sentidos comuns, lacunas percebidas e contribuições formativas apontadas pelos participantes. Espera-se que os resultados desta investigação subsidiem reflexões institucionais sobre a adequação dos currículos, potencializando o diálogo entre teoria e prática, além de reforçar a importância de programas de ensino, extensão e pesquisa como estratégias para a consolidação dos saberes docentes. Pretende-se, ainda, que este estudo ofereça subsídios para o fortalecimento de políticas de acompanhamento de egressos e de formação continuada, visando a qualificação do ensino e a valorização da carreira docente. Dessa forma, a análise das trajetórias dos egressos poderá contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, para o redimensionamento de ações extensionistas e para o fortalecimento do compromisso social da universidade com a realidade educacional na qual seus licenciados se inserem.
Palavras-chave Formação docente, Egresso, Atuação profissional
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,73 segundos.