Resumo |
A coleta seletiva tem papel crucial na promoção da sustentabilidade, especialmente em comunidades onde atuam as organizações de catadores. Este estudo tem como objetivo analisar como o marketing digital pode contribuir para conscientizar e engajar a população na coleta seletiva. Este trabalho faz parte do projeto “A Astriflores e a coleta seletiva em Florestal”, que visa fortalecer a associação por meio de ações voltadas à conscientização da população. Entende-se por conscientização ambiental o processo de aprendizagem voltado para a relevância da preservação do meio ambiente e de como nossas ações tem impactos no planeta, envolvendo o descarte e tratamento de nossos resíduos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por questionários juntamente com a população de Florestal/MG e das postagens realizadas pela Astriflores em suas redes sociais, além de uma análise quantitativa sobre engajamento. Foram analisados os resultados dos questionários quanto às redes sociais mais utilizadas pela população, a conscientização ambiental no que se refere a geração de lixo desta população e as ações nas redes sociais entre fevereiro a junho de 2025. As mídias sociais mais utilizadas são Instagram e Whatsapp, o que indica que estes são os canais virtuais mais importantes para divulgação da coleta seletiva e da Astriflores. O nível de preocupação da população com a geração de lixo foi de 7,8, e o nível de contribuição na reciclagem do lixo de 7,04, numa escala de 0 a 10. Identificou-se uma relação estatisticamente significativa entre níveis mais altos de preocupação ambiental com maior autopercepção de contribuição para a sustentabilidade urbana. Nas análises das redes sociais, foram observadas as métricas de desempenho das postagens nas datas citadas no perfil da Astriflores no Instagram. Os posts em formato de imagem apresentaram uma média de 688 visualizações e 24 interações, enquanto os vídeos verticais registraram, em média, 1.114 visualizações e 54 interações, tendo mais que o dobro de interações e cerca de 60% mais visualizações evidenciando que vídeos constituídos com uma linguagem acessível, e identificação com a comunidade local geraram maior alcance e interação. Também foi observado que ações educativas, como dicas de separação do lixo, valorização dos catadores, e cobertura de ações de educação ambiental realizadas com a população local tiveram impacto positivo na percepção da coleta seletiva como responsabilidade coletiva. Logo conclui-se que o marketing digital é uma ferramenta promissora para transformar comportamentos e conscientizar a população. A atuação estratégica nas redes sociais não apenas ampliou a visibilidade da Astriflores, como também está contribuindo para a construção de uma cultura de sustentabilidade mais participativa e consciente na população de Florestal/MG. |