Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20676

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa UFV
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Ana Christina Rodrigues Barbosa
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Outros membros Amanda Gomes Santos, Iasmim Rios Labruna Quintão, Marco Aurélio Viana da Silva, Mariana Tasmo Coelho Silva, Philipe Gabriel Silva Melo, Raissa Rani de Souza Araujo
Título A Jornada PET como Ferramenta de Formação Docente e Inclusão Social por Meio do Diálogo
Resumo A universidade é um espaço privilegiado para a convivência, o diálogo e a construção de valores que formam cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a transformação social. Nesse contexto, a Jornada PET, promovida pelo Grupo PET Educação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, surge como uma atividade de extensão essencial, pois oferece oportunidades de discussão, troca de conhecimento e fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade. Seu objetivo principal é contribuir para a formação plural dos estudantes, ampliando horizontes pedagógicos e fomentando a reflexão sobre temas atuais e, muitas vezes, silenciados, como inclusão social, diversidade e direitos humanos. A metodologia da Jornada PET se fundamenta na organização autônoma dos petianos que, em grupo, definem os temas, convidam palestrantes de diferentes áreas e constroem um ambiente de diálogo horizontal entre comunidade acadêmica, convidados(as) e sociedade em geral. Nas edições anteriores, o evento foi realizado de forma totalmente online, ao longo de dois dias, com palestras que abordaram, de forma transversal, temas como racismo e a violência nos ambientes educacionais. Este ano, o evento irá abordar os temas inclusão de pessoas com deficiência, direitos LGBTQIAPN+ e desigualdades de classe. O formato remoto possibilitou a participação de pessoas de diferentes instituições, regiões do país e até de outros países, ampliando o alcance da ação. Como resultados, observou-se uma grande adesão do público e uma troca rica de experiências, permitindo que estudantes refletissem criticamente sobre sua prática docente e compreendessem a importância de construir espaços educativos mais inclusivos, diversos e democráticos. A atividade também promoveu momentos de escuta ativa, incentivo ao protagonismo discente e fortalecimento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, conclui-se que a Jornada PET se consolida como uma importante ferramenta de formação docente e inclusão social por meio do diálogo, pois amplia as perspectivas acadêmicas, contribui para a visibilidade de pautas historicamente marginalizadas e reafirma o compromisso da universidade pública com a transformação social, mostrando-se uma prática de extensão essencial para preparar futuros educadores capazes de atuar de forma crítica, ética e comprometida com a redução das desigualdades em sua comunidade.
Palavras-chave Extensão universitária, Educação, Docência.
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