Resumo |
A universidade é um espaço privilegiado para a convivência, o diálogo e a construção de valores que formam cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a transformação social. Nesse contexto, a Jornada PET, promovida pelo Grupo PET Educação da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, surge como uma atividade de extensão essencial, pois oferece oportunidades de discussão, troca de conhecimento e fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade. Seu objetivo principal é contribuir para a formação plural dos estudantes, ampliando horizontes pedagógicos e fomentando a reflexão sobre temas atuais e, muitas vezes, silenciados, como inclusão social, diversidade e direitos humanos. A metodologia da Jornada PET se fundamenta na organização autônoma dos petianos que, em grupo, definem os temas, convidam palestrantes de diferentes áreas e constroem um ambiente de diálogo horizontal entre comunidade acadêmica, convidados(as) e sociedade em geral. Nas edições anteriores, o evento foi realizado de forma totalmente online, ao longo de dois dias, com palestras que abordaram, de forma transversal, temas como racismo e a violência nos ambientes educacionais. Este ano, o evento irá abordar os temas inclusão de pessoas com deficiência, direitos LGBTQIAPN+ e desigualdades de classe. O formato remoto possibilitou a participação de pessoas de diferentes instituições, regiões do país e até de outros países, ampliando o alcance da ação. Como resultados, observou-se uma grande adesão do público e uma troca rica de experiências, permitindo que estudantes refletissem criticamente sobre sua prática docente e compreendessem a importância de construir espaços educativos mais inclusivos, diversos e democráticos. A atividade também promoveu momentos de escuta ativa, incentivo ao protagonismo discente e fortalecimento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, conclui-se que a Jornada PET se consolida como uma importante ferramenta de formação docente e inclusão social por meio do diálogo, pois amplia as perspectivas acadêmicas, contribui para a visibilidade de pautas historicamente marginalizadas e reafirma o compromisso da universidade pública com a transformação social, mostrando-se uma prática de extensão essencial para preparar futuros educadores capazes de atuar de forma crítica, ética e comprometida com a redução das desigualdades em sua comunidade. |