Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20565

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Heitor Porto Jardim de Oliveira
Orientador ADRIANA VENTOLA MARRA
Outros membros DANIEL MENDES BARBOSA, Melissa Alanis Santos Oliveira, Paula Rios Moreira
Título Reciflores: um jogo educativo voltado para o descarte adequado de resíduos
Resumo A reciclagem de resíduos sólidos é hoje uma questão fundamental de sustentabilidade em todo o mundo. Particularmente em Florestal/MG, apesar de haver a coleta seletiva, entre os cidadãos pouco se sabe sobre o que acontece com os resíduos após o descarte. Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo de extensão em interface com pesquisa “A Astriflores e a coleta seletiva em Florestal: articulando sustentabilidade e empoderamento feminino”. Um dos objetivos do projeto é gerar renda para os associados através de apoio à gestão interna da associação, à gestão municipal de resíduos sólidos e à educação ambiental da população florestalense. Assim, este trabalho busca aumentar o nível de educação ambiental da população, por meio da especificação e desenvolvimento de um jogo eletrônico educativo, o Reciflores, que ensina aos jovens a maneira correta de descartar seus resíduos sólidos. O descarte correto é fundamental para que o trabalho dos triadores da Astriflores (Associação de Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal) seja feito da melhor forma, promovendo uma cidade mais sustentável. Busca-se também a promoção do desenvolvimento da economia solidária, possibilitando a geração de trabalho decente e aumento da renda para os associados. A metodologia central adotada no projeto é a pesquisa-ação, que é dividida em: fase exploratória, pesquisa aprofundada, ação e avaliação (Thiollent, 1986, 2009). Na fase da pesquisa aprofundada foi identificado que: a Astriflores lida com resíduos com alto grau de mistura entre recicláveis e não recicláveis, há uma parcela da população que se preocupa mas ainda não contribui com a reciclagem do lixo e um dos principais desafios apontado pelas escolas foi a pouca conscientização ambiental de alunos (fundamental II e ensino médio), servidores e professores. Diante deste cenário, como uma das atividades da fase de ação, surge a ideia de um jogo educativo. Assim nasce o Reciflores, um jogo voltado para a conscientização dos jovens por meio da intercalação entre cenários de descarte no cotidiano e um cenário dentro da sede da Astriflores a fim de ilustrar como é o processo de triagem. Atualmente, o jogo já conta com as mecânicas principais, como a movimentação do personagem e descarte, e o visual implementados, o que representa grande parte do trabalho de produção. No momento, o jogo está na fase de desenvolvimento das mecânicas finais, como a adição de efeitos sonoros e level design das fases. Ademais, o jogo colabora para formar não apenas pessoas com um conhecimento maior sobre descarte e reciclagem de resíduos, mas também com empatia, ao lembrá-las de que aquilo que se está jogando fora passará pelas mãos de outras pessoas, e assim aumentar a qualidade do descarte de Florestal/MG.
Palavras-chave jogo educativo, reciclagem, educação ambiental
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Painel
Gerado em 0,75 segundos.