Resumo |
O projeto “Desmistificando Mitos Científicos na Biologia” foi desenvolvido no âmbito da disciplina CBF413 – Comunicação, Divulgação e Educação Científica, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, com o objetivo de promover o pensamento crítico e combater a desinformação por meio da desmistificação de crenças equivocadas relacionadas à ciência. Partindo do reconhecimento de que “mitos científicos” ainda persistem amplamente no imaginário social, impulsionados por lacunas educacionais, distorções midiáticas e heranças culturais, a proposta buscou integrar os campos da comunicação, divulgação e educação científica, por meio de ações didáticas voltadas à comunidade escolar e ao público geral. As atividades consistiram na criação de materiais digitais e impressos com linguagem acessível, visual atrativo e fundamentação em evidências científicas. Entre os principais temas abordados estão mitos sobre vacinas, plantas, uso do cérebro, alimentação e antibióticos, entre outros amplamente difundidos no cotidiano. As artes digitais foram desenvolvidas com base em princípios de síntese textual, clareza conceitual e curadoria rigorosa de fontes confiáveis. Além disso, foi produzido um folder educativo voltado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), distribuído em escolas parceiras, contendo QR Codes que direcionam para uma plataforma digital com conteúdos complementares. Todo o material está disponível ao público no site oficial (https://fecitec.caf.ufv.br/informativo/mitos-desmistificados-pela-ciencia/) e Instagram (@fecitec_ufv) da FECITEC, o que amplia o alcance e a permanência da proposta como recurso pedagógico. A ação também promoveu o diálogo entre universidade, escola e comunidade, contribuindo para uma compreensão mais crítica da ciência como processo dinâmico e investigativo, e não como um conjunto de verdades absolutas. Assim, o projeto se destaca como uma experiência de extensão universitária que busca fomentar uma cultura científica democrática e acessível, valorizando a ciência como instrumento essencial para a formação cidadã. |