Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20202

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro PIBIC-EM
Primeiro autor Ivo Lucio Santos Esteves
Orientador BRUNO FERREIRA JORGE
Título Desenvolvimento de material didático para a Olimpíada brasileira de robótica – modalidade simulação
Resumo A participação em competições de robótica, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais em robótica e programação. Diferentemente da modalidade teórica, em que já existe a participação de membros na robótica no contexto atual do campus, a modalidade Prática-Simulação da OBR apresenta uma lacuna de material didático e treinamento adequado dos integrantes na UFV - Campus Florestal (CAF), onde ainda não há participação nesta categoria, apesar dos benefícios da modalidade a distância e de custo reduzido. Diante disso, o trabalho criado teve como objetivo geral desenvolver e aplicar material e treinamento para capacitar uma equipe de quatro membros (estudantes de ensino médio-técnico dos cursos de informática e eletrônica) da equipe de robótica da CEDAF, visando a participação na OBR Prática-Simulação. Os objetivos específicos incluem participação e desempenho na ocasião da competição da modalidade Prática -Simulação/Virtual na edição de 2025, a qual conta com duas etapas e data ainda não foi definida. A metodologia envolve o desenvolvimento modular de uma apostila e videoaulas complementares, utilizando o ambiente Overleaf/LaTeX para a documentação e o software sBotics para as práticas. Os resultados parciais compreendem a gravação de videoaulas introdutórias ao software e à programação, além da criação de um robô base, que servirá para otimizações futuras. A equipe para a competição já foi formada e as sessões de aprendizado e desenvolvimento conjunto do robô virtual estão em andamento. O impacto inclui a aquisição de novas habilidades em programação e robótica pelos membros que integram a equipe, preenchendo a carência de conhecimento prévio sobre a plataforma e a linguagem. Conclui-se que o material preparado e o treinamento contínuo, mesmo antes da definição da data da OBR Prática-Simulação, são fundamentais para estabelecer uma base sólida, preparando não apenas a equipe atual, mas também pavimentar e criar material para futuras participações recorrentes da UFV CAF nesta modalidade. As perspectivas futuras englobam a continuidade do desenvolvimento do robô virtual para competições amistosas e a própria OBR, e a consolidação do material para ser reutilizado e aprimorado por membros futuros da equipe de robótica da CEDAF.
Palavras-chave Engenharia, Robótica, OBR
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