Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
---|---|
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Mariana Alves Gurgel |
Orientador | BRUNO FERREIRA JORGE |
Título | Robótica educacional como ferramenta de Incentivo ao interesse às tecnologias |
Resumo | A robótica educacional vem se destacando como uma ferramenta estratégica no incentivo ao interesse pelas áreas de ciência e tecnologia, especialmente entre estudantes do ensino técnico. Ao unir teoria e prática por meio de uma abordagem interdisciplinar, a robótica permite que os alunos desenvolvam competências como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que se aproximam de conteúdos relacionados à eletrônica, programação e automação. Este trabalho propõe a aplicação de um minicurso de robótica educacional como estratégia de estímulo ao engajamento tecnológico entre estudantes do 1º ano dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Informática. O minicurso será realizado em breve, com uma metodologia voltada para a prática e a experimentação ativa. As atividades foram cuidadosamente planejadas para alunos que estão iniciando sua formação técnica e, por isso, ainda possuem contato limitado com tecnologias aplicadas. Serão utilizados kits educacionais acessíveis, como LEGO e plataformas similares, com foco na montagem de robôs simples e no desenvolvimento de circuitos automatizados com sensores e motores. Um dos objetivos principais do curso é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar, de maneira lúdica e interativa, conceitos iniciais de eletrônica, lógica de programação e controle de sistemas. A proposta inclui aulas introdutórias sobre o funcionamento de motores, sensores, atuadores e estruturas mecânicas, seguidas da realização de miniprojetos práticos, com ênfase no desenvolvimento de um robô seguidor de linha. Mesmo com a limitação de kits disponíveis, a dinâmica será pensada de forma colaborativa, promovendo o trabalho em equipe e o protagonismo dos estudantes. A expectativa é que, ao vivenciarem esse contato direto com a robótica, os participantes se sintam mais motivados a se aprofundar nos conteúdos das disciplinas técnicas e a explorar caminhos futuros nas áreas da tecnologia. Embora os resultados ainda estejam por vir, o projeto se fundamenta em experiências semelhantes bem-sucedidas, nas quais a robótica educacional contribuiu significativamente para melhorar o desempenho escolar e aumentar o interesse dos alunos por temas científicos e tecnológicos. Espera-se, com esta iniciativa, não apenas despertar a curiosidade e o entusiasmo dos estudantes, mas também criar um ambiente mais dinâmico, criativo e participativo dentro da escola técnica. Assim, o presente trabalho se propõe a demonstrar como a robótica educacional pode ser uma ponte poderosa entre o aprendizado teórico e a prática tecnológica, tornando-se uma ferramenta essencial no desenvolvimento de competências para o século XXI. Ao estimular o pensamento crítico, a inovação e o espírito investigativo, o minicurso busca não apenas formar estudantes mais preparados, mas também cidadãos mais conscientes do papel da tecnologia na transformação da sociedade. |
Palavras-chave | Robótica educacional, ensino técnico, tecnologias na educação. |
Apresentações |
|
Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.
Link para apresentação | Painel |
---|