Resumo |
INTRODUÇÃO: A Educação Física Escolar é uma disciplina curricular cuja especificidade lhe atribui responsabilidades inerentes ao desenvolvimento da cultura corporal do movimento humano. Entende-se por cultura corporal do movimento humano a competência relativa às habilidades passíveis de educar crianças e jovens para a utilização adequada de seu tempo de lazer através de práticas corporais tais como o esporte, a dança, a ginástica e jogos. Atribui-se à Educação Física escolar responsabilidades relevantes como: realizar intervenções na área da promoção da saúde através da educação para uma vida fisicamente ativa e esportivamente rica; desenvolver estratégias para que crianças e jovens desenvolvam o hábito de praticarem atividades esportivas; proporcionar hábitos de lazer fisicamente ativos através do acesso às práticas esportivas qualificadas; desencadear alternativas para a democratização das práticas esportivas, dentre outras. OBJETIVOS: Verificar o nível de aptidão física para a saúde de escolares do ensino médio federal, além de analisar as possíveis alterações desse nível segundo o sexo. MATERIAIS E MÉTODOS: Para atingirmos os objetivos propostos, realizou-se um estudo transversal descritivo, utilizando como instrumento de avaliação a Bateria de Testes do PROESP-BR. Essa bateria é composta de quatro componentes avaliativos a saber: composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade e resistência muscular localizada, além da aferição da estatura e massa corporal para o cálculo do IMC. RESULTADOS: Participaram do estudo 53 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio de ambos os sexos. Os resultados do IMC apontaram que 67,9% da amostra está classificada como eutrófica ou normal, sendo que 73,1% das meninas e 63% dos meninos estão nesta classificação, porém, 32,1% dos estudantes avaliados estão com excesso de peso (26,8% das meninas e 37% dos meninos). Quando analisado o desempenho cardiorrespiratório indicou risco à saúde em 95% da amostra feminina e 81,5% dos meninos. No teste de resistência muscular 77,3% das meninas estão classificadas como zona de risco à saúde, enquanto 60% dos meninos se encontram na mesma classificação. Na capacidade física flexibilidade, 65,2% da amostra do sexo feminino e 70% da masculina foram classificados em zona saudável. CONCLUSÃO: Os escolares analisados nesse estudo, apresentaram índices de excesso de peso preocupantes, além de estarem em boa parte dos quesitos avaliados na zona de risco à saúde (desempenho cardiorrespiratória e resistência muscular localizada), o que indica, que a metodologia aplicada pelo professor desse conteúdo, deva ser repensada para que os estudantes tenham uma melhor qualidade de vida. |